A Apple apresentou no evento WWDC2013, que está a decorrer, o novo sistema operativo para os seus dispositivos móveis. Este sistema veio cortar laços com o passado e apresenta um nível de inovação que abrange todas as áreas onde a Apple nunca havia mexido ou que pouco havia melhorado.
Os princípios basilares desta mudança radical assentam na simplicidade, aumento de performance, multi-tarefas e poder de navegação com as actualizações elaboradas no Safari.
Os incrementos estruturam claramente uma ideia de futuro: mais performance, menor consumo de energia e funcionalidades requisitadas há muito pelos utilizadores de dispositivos móveis Apple. A empresa de Cupertino ouviu (finalmente) os seus clientes e deixou um iOS 7 repleto de novidades.
O iOS 7 apresenta grandes novidades, como o Control Center, AirDrop e um sistema multi-tarefas inteligente. Estas novidades permitem fazer mais rápido as tarefas do dia-a-dia e deixar de imputar ao utilizador algumas rotinas que passam a ser por conta do sistema operativo.
Instalámos o iOS 7 beta 1 e vimos em primeira mão toda a diferença e quais as grandes novidades. Vamos mostrar os pontos fortes do novo iOS 7.
Centro de Controlo
O iOS 7 agora permite ao utilizador controlar funcionalidades de forma rápida e directa, a partir desta zona de controlo. Agora deslize o painel de baixo para cima e controle o Modo Avião, a antena Wi-Fi, o Bluetooth, o brilho, controle a música, ligue a lanterna ou active o AirDrop de forma muito rápida e organizada. Agora até mesmo com o sistema bloqueado, o utilizador pode chamar estas funções.
Multi-tarefas
O novo iOS 7 foi desenhado e produzido com base nas “fundações” do OS X. Esta escolha técnica permite, segundo a Apple, aumentar a performance das baterias. Com o iOS 7, a multi-tarefa estará disponível para todas as aplicações mantendo a vivacidade da bateria. As novidades incluem as actualizações automáticas, as adaptações às condições da rede e à agenda inteligente, entre outras novidades.
Safari
O Browser Safari foi referido como o navegador móvel mais popular entre todos os existentes no mundo Mobile e traz muitas boas novidades nesta versão. Agora os utilizadores podem tocar na área superior do Browser para chamar a pesquisa inteligente. Nova forma de dar acesso aos favoritos e de mostrar as páginas abertas (agora sem o limite de 8 páginas abertas), e mais facilidade na pesquisa de URLs. Além disso, a nova actualização traz Controlo parental e uma novidade mostrada no OS X Mavericks, o Chaveiro iCloud.
AirDrop
Muito se fala na partilha de ficheiros entre dispositivos Apple e desta feita a empresa de Cupertino deu um salto (já pensado há muito) nessa área. Com o AirDrop, o utilizador pode partilhar ficheiros com quem está à sua volta e para várias pessoas. Não é necessário os dispositivos se tocarem e a velocidade de transmissão está assegurada pelas tecnologias envolvidas. Esta é uma tecnologia conhecida desde há muito no OS X.
O AirDrop requer hardware Wi-Fi recente e suporta o iPhone 5, iPad (4ª geração), iPad mini e iPod Touch (5ª geração).
Câmara
O iOS 7 traz um novo suporte de câmara que permite aos utilizadores saltar entre várias apps de fotografia, seja pelo Instagram ou pela app nativa. Além disso a Apple apresentou também novos filtros para o utilizador dar asas à sua criatividade.
Fotografias
Esta app foi totalmente repensada e traz benefícios claros à organização. Há uma mentalidade moderna, de organizar as muitas fotos que são tiradas por local, data e outros assuntos que podem ajudar a lembrar a foto. As fotos também podem ser partilhados através AirDrop, pelas redes sociais, como por exemplo, pelo do Facebook, Twitter, ou por iCloud e e-mail. Agora também podem ser partilhados vídeos.
Mas há mais novidades, principalmente na partilha destas com amigos, de uma forma mais colaborativa.
Siri
O Siri também foi actualizado no iOS 7 com novas vozes, de ambos os sexos, e suporte a idiomas adicionais para o francês e espanhol. A Apple refere que o Siri está mais inteligente e pode controlar as configurações do dispositivo como correio de voz, o brilho, Bluetooth e muito mais. O Motor de pesquisa da Microsoft, o Bing, também foi integrado, assim como o Twitter e o apoio da Wikipédia.
iOS in the Car
A Apple também anunciou a integração do Siri para o segmento automóvel, disponível a partir de 2014. A Apple já fechou parcerias com diversas marcas de automóveis, tais como Honda, Nissan, Mercedes, Chevrolet, e até a Ferrari. Os carros terão acesso a diversos serviços proporcionados pelo Siri, como pesquisar a melhor rota, ler e escrever mensagens, fazer e atender chamadas, entre vários outros preciosismos.
Espera-se ainda o idioma português.
Find My iPhone & Chamadas
Foram também adicionadas funcionalidades de segurança. O iOS 7 também permitirá bloquear chamadas indesejadas de telefone, FaceTime e mensagens do iMessage, e com ajuda do recurso “Activation Lock”, se um iPhone for roubado, o utilizador poderá apagar todo o conteúdo do iPhone e este não mais poderá ser activo. Somente inserindo o Apple ID poderá desbloquear o smartphone.
iTunes Radio
Como já era esperado, a Apple apresentou um novo serviço de músicas gratuito por streaming, o iTunes Radio. Este permite criar listas de músicas e será gratuito, embora que exibirá publicidade para os utilizadores que não são assinantes do iTunes Match.
Este serviço está integrado na aplicação Música do novo iOS 7. Além das listas, este novo serviço permite criar estações de rádio baseadas num artista, mas já conta com centenas de estações de rádio, em diversos estilos musicais.
App Store
Agora, com o iOS 7, a App Store irá actualizar automaticamente as suas aplicações sem o avisar. Além disso, o serviço irá agora mostra aplicações recomendados com base na sua localização.
Em resumo…
Estas são algumas das muitas novidades que, de hoje em diante, serão exploradas e publicitadas. Como a chegadas de mais versões beta, espera-se que alguns bugs sejam corrigidos e que outras funcionalidades sejam também limadas e melhoradas.
Depois de estar a usar, entranha-se o modo simples e directo das novas funcionalidades. Estranha-se a interface nova, radicalmente diferente mas como em tudo, o hábitos faz o monge. Também é uma realidade que ainda há muito o que fazer, esta versão sendo uma beta 1 tem alguns bugs mas nada que não seja normal. Muito estável está ela para primeira versão beta.
Existem imagens de 2005 onde mostram alguns elementos de inspiração que estão presentes nas nova versão, contudo, é a tendência actual, um pouco o cansaço dos efeitos carregados tridimensionais ou com motivos de madeira/couro, etc… que impelem os criativos para estes planos “flat” e limpos.
O iOS 7, como referi, está já disponível aos developers para iPhone, esperando-se para daqui a algumas semanas para iPad. A versão final será disponibilizada no outono, segundo a Apple.
Este é sem dúvida um momento de viragem, onde o sistema operativo mudou radicalmente a face dos dispositivos Apple. Será que este estilo irá influenciar outros sistemas operativos ainda dependentes do velho estilo “objecto com relevo”?