Pplware

Vai ser possível trocar a memória SSD dos novos MacBook Pro

Uma das maiores críticas que têm sido feitas à Apple no que toca à linha MacBook é a impossibilidade de fazer actualizações ao hardware que está nestes computadores.

Mas, se até agora era impossível alterar a memória ou o disco destas máquinas, nos novos MacBook Pro a política parece ter mudado e o SSD pode ser trocado.

Há alguns anos que a Apple introduziu uma alteração de fundo às suas máquinas. Deixou de ser possível mudar a memória ou os discos que os acompanham, tendo os utilizadores de escolher de forma muito cuidada as características das máquinas que compram.

Mas a loja MacSales, que vende componentes para actualizações aos Mac, descobriu no unboxing do novo modelo base do MacBook Pro de 13 polegadas que o SSD pode ser facilmente trocado.

Não é um processo directo, como a troca de um disco num MacBook Pro mais antigo, mas pode ser realizado em poucos minutos, abrindo assim a porta a um NVMe SSD (um SSD de diferentes dimensões).

Para o fazer é necessário abrir a tampa inferior do MacBook Pro, um processo que está também mais difícil, e remover a protecção de uma das colunas de som. Há ainda uma fita adesiva muito forte que protege a ligação do SSD à board do Mac.

Infelizmente a memória continua a ser soldada à board e, por isso, não pode ser actualizada. É assim importante que seja escolhido o máximo possível, que no caso destes MacBook está limitado a 16GB.

Para já, apenas foi possível verificar esta situação da troca do SSD no MacBook Pro de entrada de gama, mas o mais provável é que os restantes modelos sejam iguais e permitam a sua troca.

Exit mobile version