Este é um número interessante para a Apple, e é sempre referido nas keynote, onde está em causa o sistema operativo mobile dos dispositivos móveis.
Numa altura em que está por dias o lançamento do iOS 12, a Apple sabe que os utilizadores estão a adotar um sistema moderno mesmo nos dispositivos antigos, o que representa um aumento da confiança quer no que toca ao desempenho, quer na segurança. Mas 85% não é um número de WOW!
Adoção do iOS 11 versus Android Oreo
Seguramente que a Apple irá frisar que o iOS tem níveis de adoção que não são sequer comparáveis aos valores do seu concorrente da Google.
Os dados mais recentes referem que o Android Oreo “apenas” chega aos 14.6% dos dispositivos. Não podemos esquecer que são, mesmo assim, muitos milhões de equipamentos, mas é fraca a adoção por parte quer dos fabricantes, quer dos utilizadores Android.
O sistema operativo iOS 11 da Apple está agora instalado em 85% dos dispositivos, dados do dia 3 de setembro, de acordo com estatísticas atualizadas que a Apple partilhou na sua página de suporte da App Store para programadores.
A Apple não atualizava as suas estatísticas de adoção desde 31 de maio, quando o iOS 11 foi instalado em 81% dos dispositivos, marcando um aumento de 4% na adoção ao longo dos últimos meses.
4% em 3 meses… não é fraco?
Não é de todo fantástico, realmente, mas não seria de esperar outra coisa. O crescimento abrandou porque, com a saída do iOS 12, alguns utilizadores já vislumbram as melhorias e novidades e não querem passar mais um processo de atualização, mesmo sendo apenas alguns minutos.
Também é verdade que o iOS 12 beta foi já instalado por milhões de utilizadores, provavelmente foi o mais adotado em versão beta de todos os que até hoje saíram para developers.
Um cenário de cada vez menos fragmentação
Uma grande preocupação da Apple é mesmo a fragmentação do seu ecossistema. Vários esforços têm vindo a ser feitos para impelir o utilizador a fazer as atualizações, e isso representa uma realidade de 85% dos dispositivos com o iOS 11, 10% com o iOS 10 e 5% nas versões anteriores do iOS, como o iOS 8 ou o iOS 9. Nos mais recentes estão 95% dos dispositivos e isso é bom!
Que razões estão a atrair as pessoas a atualizar?
Com o tempo, a adoção do iOS 11 foi mais lenta que a do iOS 10, é verdade. Há algumas explicações que podem justificar essa lentidão, talvez devido a vários bugs de alto perfil que afetaram o iOS 11. O bug do HomeKit, as vulnerabilidades do Specter e do Meltdown e a controvérsia sobre a desaceleração do iPhone que afetou o desempenho dos iPhones mais antigos (este foi um argumento até bastante marcante).
Os problemas com o iOS 11 levaram a Apple a atrasar alguns recursos planeados no iOS 12 para se concentrar na melhoria do desempenho e estabilidade do iOS. Um foco importante foi reforçar o desempenho em dispositivos mais antigos e o iOS 12 foi projetado para superar o iOS 11, introduzindo tempos de iniciação de aplicações mais rápidos, tempos de carregamento mais rápidos e uma sensação geral mais rápida do sistema operativo.
iOS 12 GM poderá sair dia 12 de setembro
Dadas as melhorias sob o capô que o iOS 12 traz, é provável que veremos uma adoção mais rápida da nova atualização do que o que aconteceu com o iOS 11. Esperamos que a Apple lance uma versão master do iOS 12 já no próximo dia 12 de setembro, Dia do evento do iPhone, que marcará a versão final do iOS 12 que será lançado ao público.
Depois disso, a Apple deve estrear o iOS 12 na quarta-feira, 19 de setembro, dois dias antes dos iPhones serem lançados na sexta-feira, 21 de setembro.