No último dia do ano há ainda tempo para mais um escândalo associado à NSA. Ainda ontem a notícia se referia à colocação de software seu em diverso material informático, nomeadamente nas firewalls da Juniper Networks e os activos de rede da Cisco e da Huawei.
Agora sabe-se que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos tem a capacidade de intersectar quase todas as comunicações enviadas a partir de iPhones, segundo documentos divulgados mais uma vez pelo jornal alemão Spiegel.
DROPOUTJEEP é o nome do programa da NSA, vindo a ser desenvolvido desde 2008, que permite à agência intersectar SMSs, ter acesso a listas de contactos, localizar o telefone através de GPS e até activar o microfone e a câmara de um iPhone.
Segundo os documentos divulgados, a NSA diz ter uma taxa de sucesso de 100% relativamente à implementação de spyware nos dispositivos iOS.
A instalação do spyware será feita através de acesso directo (físico) aos dispositivos da Apple, contudo o acesso remoto também parece estar a ser testado. Segundo a informação revelada, os equipamentos afectados corresponderão a iPhones comprados online que podem ter sido desviados, passando fisicamente pela NSA antes de chegar aos seus proprietários.
Até ao momento não existe nenhuma forma de saber quantos dispositivos iOS foram afectados, mas esta notícia vem agitar mais uma vez o mercado dos smartphones e as questões da segurança e privacidade relacionadas com a Apple.