Pplware

Novos iPod Nano e Shuffle não vão ter acesso ao Apple Music

O lançamento dos novos iPods esta semana veio mostrar que a Apple ainda é um player muito forte no ramo dos dispositivos de reprodução de música e que esta linha de equipamentos não está a terminar. Se o iPod Touch se revelou uma máquina completamente nova, os Nano e os Shuffle mantiveram-se, tendo apenas mudado as suas cores.

Muitos utilizadores pensavam que poderiam agora usar as suas músicas, recebidas do Apple Music, nestes equipamentos, mas a verdade é que a Apple não o vai permitir. E o problema está apenas associado à possível utilização indevida das músicas do Apple Music.

A chegada dos novos iPods, em especial os Nano e os Shuffle, vieram voltar a torná-los interessantes para todos os que usam o novo serviço de streaming da Apple.

Muitos utilizadores pensaram que poderiam sincronizar todas as músicas que têm gravadas do Apple Music nos seus Macs e Windows para estes dispositivos. Esta possibilidade existe para a audição em modo offline, em qualquer dispositivo da Apple.

Mas a verdade é que sempre que se tenta fazer essa sincronização com estes dois modelos a mensagem do iTunes é bem clara e indica que tal não é possível.

Não existe qualquer indicação da Apple para esta situação e nem uma justificação para este comportamento, mas é quase certo que se deve à possibilidade destas músicas ficarem guardadas nestes dispositivos, mesmo depois do utilizador cancelar a sua subscrição do serviço Apple Music.

Do que tem sido possível testar esta sincronização apenas está a ser possível com equipamentos que corram o iOS, o que o limita ao iPhone, ao iPad e ao novo iPod Touch.

Como os iPd Nano e Shuffle não correm um sistema operativo capaz de processar conteúdos com DRM a Apple não tem a capacidade de remover as músicas que estão nestes equipamentos.

Esta limitação vai manter estes novos iPods longe do novos serviço de música da Apple, sendo o acesso apenas permitido ao novo iPod Touch, que viu também as suas características técnicas melhoradas, de forma substancial.

Esta é mais uma situação particular da Apple e do seu novo serviço de streaming. Depois do desaparecimento da Partilha Doméstica, também por questões de direitos de autor e de partilha de conteúdos, é agora a vez dos iPods ficarem de fora.

Exit mobile version