Pplware

Novo teclado do MacBook Pro tem uma ‘fina película de silicone’ sob cada tecla

A Apple tem sido fortemente criticada por colocar nos MacBook Pro de geração a partir de 2016 um teclado que, além de ruidoso, tem problemas de conceção e proteção contra poeiras, levando a um grande número de avarias e respetivas reclamações.

Com o lançamento dos novos MacBook Pro 2018, parece que, além de mais silenciosos, os teclados trazem uma “pele” por cima de cada mecanismo que suporta a tecla.


A Apple encapsulou os seus interruptores borboleta numa fina barreira de silicone. Este invólucro flexível é obviamente uma medida preventiva para proteger o mecanismo do ataque diário de pó microscópico. Poderá ter um efeito duplo, criar igualmente uma proteção para que o som “da borboleta” a funcionar não seja tão ruidosa como a atual.

Esta medida, por estranho que pareça, não foi “do pé para a mão”, na verdade a Apple tem uma patente para esta exata tecnologia que, segundo o descritivo, foi projetada para “prevenir e/ou aliviar a entrada de contaminantes”.

 

Será que esta medida irá finalmente funcionar?

Essa é uma resposta que necessita de tempo, nem a Apple já consegue dizer que o problema está finalmente resolvido. Contudo, a Apple não vem admitir que é uma medida corretiva, para a Apple “este novo teclado de terceira geração não foi projetado para resolver esses problemas [de poeira]”. Estamos, portanto, perante um novo teclado?

Pelo que se pode ver no vídeo, onde aparece o “novo teclado”, a empresa de Cupertino tem a mesma tecnologia mecânica que colocou nos MacBook Pro em 2016 mas adicionou uma membrana de silicone que envolve toda a estrutura funcional de cada tecla.

O site iFixit partilhou esta descoberta significativa no meio da sua desmontagem ritual do novo hardware da Apple. Isto poderá realmente melhorar estes dois problemas das teclas, e a patente, colocada para validação em setembro de 2016, parece ter nascido após a descoberta de problemas.

 

Leia também:

Exit mobile version