É sabido que a Apple está a apostar forte no novo iPhone que está prestes a ser lançado. Para se destacar irá reforçá-lo com algumas novidades e com melhorias substanciais no hardware presente.
Uma das melhorias que se pensa que venha a surgir, é a utilização de um novo processador, o A9 da Apple. E as suas especificações são agora conhecidas.
A Apple, ao contrário de muitos outros fabricantes, trata de desenhar, criar e produzir os seus próprios processadores, controlando todo o processo desde o início.
A cada ano que passa, estes processadores têm sido melhorados e optimizados, para garantir o máximo de performance, ao menor custo energético.
Não se espera que o próximo processador, que será usado no iPhone 6S, seja diferente e as suas especificações surgiram agora, dando a conhecer um pouco melhor o que esperar.
Os dados são claros e mostram que este processador, na verdade, existirá em duas dimensões, graças às diferentes tecnologias que os seus dois fabricantes vão usar.
A TSMC ficará com a produção do processador maior, que utilizará a a tecnologia de 16nm, sendo este dedicado aos equipamentos maiores, neste caso o novo iPhone 6s Plus.
Para a Samsung está reservada a produção do processador de 14nm, ligeiramente mais pequeno. Este será o processador dedicado ao iPhone 6S.
Com as novidades que a versão de 14nm tem incorporadas, e por ser uma tecnologia mais avançada, espera-se que o novo processador tenha cerca de 40% mais desempenho e com melhorias substanciais nos consumos energéticos.
Estas são melhorias que vão ser introduzidas já nos novos equipamentos, esperando-se por isso uma melhoria das prestações dos novos iPhones, em especial do 6S, com melhores consumos de energia e com uma performance geral melhorada.
A decisão de usar duas medidas distintas nos seus processadores não é nova e foi já usada antes, no processador A5, por exemplo. Provou-se ser acertada uma vez que permitira que fossem construídos de forma distinta, e usados em equipamentos diferentes, para os quais estavam mais ajustados e mais adaptados.