Pplware

Agora é a vez da Nokia sentar a Apple no banco dos réus

O historial de problemas de patentes na Apple e respectivos processos em tribunal é longo e bem conhecido. A empresa tem, ao longo dos anos, estado envolvida em vários processos, umas vezes como arguida outras do lado oposto, defendo as suas ideias e as suas patentes.

Depois de guerras com a Samsung, chega agora a vez da Nokia confrontar a Apple e lhe exigir que pague para poder usar as suas ideias.

O caso que agora está a chegar aos tribunais vai colocar frente a frente a Nokia e a Apple e, mais uma vez, está relacionado com tecnologias que estão a uso nos dispositivos móveis.

Segundo a Nokia, esta queixa apenas surge em tribunal depois da Apple ter concordado pagar a utilização de algumas patentes da Nokia em 2011 e, até à data, não terem conseguido chegar a um acordo ou pagar o que a Nokia lhe exigia. Assim, a empresa finlandesa resolveu abrir vários processos em tribunal para conseguir o que é seu por direito.

Through our sustained investment in research and development, Nokia has created or contributed to many of the fundamental technologies used in today’s mobile devices, including Apple products. After several years of negotiations trying to reach agreement to cover Apple’s use of these patents, we are now taking action to defend our rights.

Os processos foram abertos em várias cidades na Alemanha e nos Estados Unidos, não havendo para já qualquer informação sobre datas de inícios de processos ou julgamentos.

Ao todo, a Nokia queixa-se de que a Apple usou indevidamente 32 das suas patentes e que cobrem áreas que vão desde os ecrãs e as interfaces até aos chipsets codificação de vídeo.

Estes processos não são novos para a Apple, tendo a empresa estado já diversas vezes no papel de arguido. Os mais recentes casos envolveram o pagamento de 24,9 milhões de dólares num processo que envolvia o Siri e 625 milhões num caso de violação de patentes do Facetime. Claro que os processos contra a Samsung têm rendido verbas elevadas à Apple, se bem que estes se arrastam sempre por vários anos.

A ideia da Nokia é simples. A Apple tem usado patentes da empresa há bastantes anos e nunca pagou qualquer verba por elas. É agora hora da justiça tratar do assunto e obrigar a Apple a pagar o que deve à Nokia por esta utilização.

via: Nokia

Exit mobile version