Pplware

A Microsoft também já explorou conceito da TouchBar no Surface

O evento de ontem da Apple trouxe um novo MacBook Pro, reinventado e melhorado a todos os níveis. A empresa soube criar uma máquina única e com novidades únicas.

Uma delas é a TouchBar, que assume um papel especial no que toca às teclas de atalho e a todo um novo mundo de oportunidades. Mas os que pensavam que a TouchBar era única e uma invenção da Apple, estão errados. A Microsoft já explorou este conceito há alguns tempo no Surface.

Com a TouchBar os utilizadores dos novos MacBook Pro podem ter acesso directo a um conjunto de funcionalidades e de atalhos que por norma têm de aceder através das aplicações.

Com este pequeno ecrã OLED sensível ao toque pode-se escolher imagens, funções específicas das aplicações ou até navegar na timeline de um vídeo.

É, provavelmente, uma das primeiras máquinas a explorar a fundo esta possibilidade, mas a verdade é que a Microsoft já trilhou este caminho e teve um teclado para o Surface em testes com uma funcionalidade semelhante à TouchBar. O vídeo abaixo mostra como funcionava a DisplayCover, o nome que a empresa deu.

Há algumas diferenças entre a proposta da Microsoft, que acabou por nunca avançar, e o que a Apple colocou no novo MacBook Pro. Em primeiro lugar há a diferença de tamanho, com a opção da Microsoft a ser mais larga e a ter muitas mais opções.

É curioso como a DisplayCover permitia correr, por exemplo, um cliente de e-mail, onde se podiam enviar mensagens e ler as recebidas. O toque múltiplo e até os Tiles dinâmicos estavam presentes neste conceito.

Não ficou clara a razão pela qual não avançou com a produção desta capa, com todas estas ideias. A verdade é que a Apple conseguiu lançar a sua proposta antes da Microsoft. Pode não ser perfeita, mas a TouchBar mostra o futuro e como as interfaces e os dispositivos de inserção de dados vão mudar.

Exit mobile version