Pplware

Microsoft acusa a Apple de querer impedir chegada do Project xCloud ao iPhone

Apesar de não ser uma novidade no mundo da tecnologia, o streaming de jogos parece estar agora a receber um novo fôlego com os projetos da Microsoft e da Google. Estes querem fazer uso dos dispositivos móveis como pontos de acesso a estas plataformas.

A Microsoft é a mais recente concorrente a chegar a esta arena, tendo apresentado há dias o Project xCloud. Se a sua presença no Android é já uma certeza, o mesmo não acontece no iOS. Agora sabe-se porquê e a gigante do software acusa a Apple de ser a culpada.


O princípio do Project xCloud é simples e igual a vários outros já existentes, como o Google Stadia. O acesso aos jogos é feito por um dispositivo móvel e todo o processamento é feito na Cloud. Depende apenas de uma boa ligação de rede para não haver problemas.

Quando apresentou o Project xCloud, a Microsoft falou inicialmente da sua presença no iOS, mas depressa acabou por abandonar essa vertente do seu projeto, sem uma razão conhecida e apresentada.

A Apple veio agora a público revelar mais informações e revelou as possíveis causas para que a Microsoft tenha optado por não o ter no iPhone. Segundo a criadora do iPhone, estes violam as regas da sua loja e que todos os jogos que estão na sua loja devem ser avaliados. Também mostrou que não aceita serviços como o Game Pass.

Declarações da Apple

Our customers enjoy great apps and games from millions of developers, and gaming services can absolutely launch on the App Store as long as they follow the same set of guidelines applicable to all developers, including submitting games individually for review, and appearing in charts and search.

In addition to the App Store, developers can choose to reach all iPhone and iPad users over the web through Safari and other browsers on the App Store.

Ao saber destas declarações a Microsoft apressou-se a reagir e a acusar a Apple de querer bloquear os serviços de streaming de jogos. Acusa ainda de tratar o seu Project xCloud de forma diferente de outras apps.

O tratamento dado a esta solução da Microsoft pela Apple é similar ao que aconteceu ao Stadia da Google. No entanto, a Steam consegue ter um serviço destes na App Store.

Declarações da Microsoft

Our testing period for the Project xCloud preview app for iOS has expired. Unfortunately, we do not have a path to bring our vision of cloud gaming with Xbox Game Pass Ultimate to gamers on iOS via the Apple App Store.

Apple stands alone as the only general purpose platform to deny consumers from cloud gaming and game subscription services like Xbox Game Pass. And it consistently treats gaming apps differently, applying more lenient rules to non-gaming apps even when they include interactive content.

All games available in the Xbox Game Pass catalog are rated for content by independent industry ratings bodies such as the ESRB and regional equivalents. We are committed to finding a path to bring cloud gaming with Xbox Game Pass Ultimate to the iOS platform.

We believe that the customer should be at the heart of the gaming experience and gamers tell us they want to play, connect and share anywhere, no matter where they are.

Para além disso, serviços como o Netflix ou a Hulu, dão acessos a conteúdos que a Apple não revê e que não controla. Há ainda a questão da Apple querer avaliar os jogos que são já verificados por entidades como a ESRB ou a PEGI, que já os avaliam.

Exit mobile version