Pplware

Quanto custa à Apple fabricar o iPhone 14 Pro Max?

Quando foi apresentado, em setembro de 2022, o iPhone 14 Pro Max marcou o pináculo do que a Apple podia produzir no campo dos smartphones. Apesar de ter um preço final elevado, a empresa apresentou-o com valores idênticos a gerações anteriores. Então, quanto custa fabricar cada unidade do iPhone 14 Pro Max?


Cada vez há mais a noção que os smartphones de topo estão demasiado caros. As marcas referem que os preços aumentam de país para país, tendo em conta não só o valor do produto na origem (que aumenta de ano para ano em grande parte dos casos), mas também os impostos que são taxados no retalho.

Este cenário foi visto com o iPhone 14 Pro Max e até recentemente com o Samsung Galaxy S23 Ultra.

Uma análise da Counterpoint Research revelou quanto custa produzir o iPhone 14 Pro Max de 128GB. O seu PVP aumentou, mas também o da sua produção, naturalmente que em escalas e valores diferentes. Agora, produzir este smartphone fica nos 433 euros (464 dólares).

A análise apresentada não revela em detalhe o custo de cada componente, mas mostra claramente onde está a ser aplicado este aumento. Percebe-se logo à partida que fica 3,4% mais caro para a Apple fabricar este novo modelo do que o iPhone 13 Pro Max.

Nas razões apresentadas para o aumento temos dois elementos: a câmara traseira de 48 MP e o novo ecrã, com suporte para o AOP. No entanto, a parte das comunicações ficou 13% mais barata, em especial devido à massificação dos componentes para o 5G.

Algumas das conclusões do relatório da Counterpoint Research

Ainda que estejamos apenas a falar de custos de materiais, o valor apresentado fica muito longe os 1.499 € a que está a ser vendido em Portugal. Há que contar ainda com os preços de montagem, desenvolvimento, transporte, marketing e outros, mas que ainda assim ficam certamente longe deste preço.

Exit mobile version