O ecossistema da Apple assenta muito nas apps que disponibiliza para dispositivos como o iPhone ou o iPad. Por norma estes são peças fundamentais dos seus sistemas e por isso nem sempre podem ser removidos.
Claro que a Apple tem aberto mais a sua estrutura e já dá aos utilizadores alguma liberdade. Agora, e segundo foi descoberto, poderá haver uma nova app que poderá ser removida. Venha descobrir qual é a próxima eleita da gigante de Cupertino.
A Apple tem estado muito ativa nos desenvolvimentos das novas versões dos seus sistemas operativos. Isso leva a que surjam novidades, muitas delas de forma não oficial, mas presentes no código destas novas versões.
Foi assim, e com a primeira versão de testes do iPadOS 16.1, que se percebeu que muito em breve a app Wallet da Apple poderá ser removida. Tendo o iOS uma base comum com o sistema do iPad, é esperado que esta mudança transite também para a versão dedicada ao iPhone.
iOS 16.1 Beta 1 (technically iPadOS 16.1 b1) changes : The Apple Wallet app will be deletable in the future. Also Apple is working on a new charging option with the acronym of CEC. pic.twitter.com/jL8LoxnlDJ
— Steve Moser (@SteveMoser) August 23, 2022
Por agora, e tomando como base o código presente, é possível ver mensagens que o iOS e o iPadOS virá a usar. Estas focam-se no Apple Wallet e mostram o que poderá ser mostrado ao utilizador se tentar realizar um pagamento ou usar uma das funcionalidades desta app.
Ainda é muito cedo para saber se esta será uma mudança que irá avançar ou se a Apple a está apenas a testar. Fica ainda por esclarecer se será algo que se limitará ao iPadOS ou se vai, como esperado, ser alargado para o iOS e para o iPhone.
Não se sabe a razão para esta mudança por parte da Apple, mas há já quem esteja a apresentar justificações. Poderá ser a forma desta gigante evitar problemas com as autoridades e assim impedir que seja acusada de posições monopolistas, como se tem vindo a avançar.
Com o iOS 16 praticamente pronto, a Apple deverá focar-se de seguida na versão seguinte. Já se sabe que o iPadOS chegará mais tarde e provavelmente a empresa irá alinhar as versões e apresentar mais novidades quando os novos iPad forem revelados.