Desde que mudei de Windows para macOS a minha principal luta continua ao nível da gestão e organização de ficheiros. Bastante habituado ao popular Explorer do Windows, no macOS encontrei o Finder que é igualmente poderoso mas é preciso tempo para nos adaptarmos e conhecermos melhor esta ferramenta.
Hoje deixamos 5 dicas para usar com o Finder.
O Finder é a ferramenta para gestão de ficheiros no macOS. Sendo uma das mais importantes no sistema, quem vem do mundo Windows é normal desconhecer muitas funcionalidades e até achar uma ferramenta bastante complexa. Para tal, hoje damos uma ajuda para começar a dominar o Finder.
1 – Preferências do Finder
Tal como outras ferramentas, o Finder dispõe também de uma interface que oferece várias opções para personalização. Para aceder às preferências do Finder, basta abrir o próprio Finder e depois, na barra superior, ir a Finder > Preferências.
2 – Definir diretório/estrutura Raiz
Se acede frequentemente a uma determinada estrutura do sistema de ficheiros (ex. Secretária, Documentos, iCloud Drive, diretório) então pode defini-la como raíz do finder. Isto significa que sempre que abrir o Finder será essa estrutura ou diretório que será de imediato apresentado.
Para definir essa estrutura basta ir às preferências do Finder, separador Geral e depois definir em “Novas janelas do Finder mostram“.
Nota: Reparem que na interface Geral, é ainda possível indicar quais os ícones a apresentar na secretária e também escolher se pretendemos Abrir pastas em separadores em vez de janelas novas.
3 – Barra Lateral
Quer personalizar a barra lateral do Finder? É simples e rápido. Para tal basta ir às preferências do Finder e depois escolher o separador Barra lateral. Em seguida é só escolher quais os elementos quer pretende ver na barra lateral do Finder.
4 – Ver todas as extensões
Acha estranho não ver algumas as extensões dos ficheiros? Calma, o macOS tem uma opção que permite aos utilizadores verem todas as extensões. Para ativar tal opção basta ir às preferências do Finder e depois escolher o separador Avançadas.
Aí dentro basta que ative a primeira opção “Mostrar todas as extensões”. Como podem ver, existem outras opções que podem escolher ou simplesmente desativar. Por exemplo, para quem vem do mundo Windows, a opção “Mostrar pastas primeiro ao ordenar por nome” também é interessante.
Se forem utilizadores do macOS e conhecerem dicas interessantes não se esqueçam de partilhar com todos nós. Para um próximo tutorial sobre o Finder vamos mostrar algumas dicas mais avançadas. Estejam atentos.