A atenção que a Apple dá aos seus clientes vai muito para além do momento da venda dos seus produtos. Ao longo da vida útil destes, a Apple continua a garantir que tudo funciona de forma perfeita.
Depois de terem iniciado recentemente um programa de troca de adaptadores de tomada que apresentavam problemas, surge agora um novo, virado para o novo MacBook e que vai trocar cabos USB Type C defeituosos.
Este novo problema está identificado nos cabos USB Type C que acompanham os novos MacBook e a Apple indica que podem causar alguns problemas devido a um problema de design.
Na prática estes cabos defeituosos podem levar a que o MacBook não carregue de todo ou que carregue intermitentemente, quando se encontra ligado ao adaptador de corrente com um cabo afectado.
O problema está, segundo a Apple limitado aos MacBooks vendidos durante o mês de Junho de 2015, não se manifestando nos equipamentos que foram vendidos depois desta data.
A Apple fornecerá gratuitamente um cabo de carregamento USB-C novo e reformulado a todos os clientes. Este programa também abrange os cabos de carregamento USB-C da Apple vendidos como acessórios autónomos.
Como identificar um cabo afectado
Os cabos afectados com este problema têm a mensagem “Designed by Apple in California. Assembled in China.” carimbada. Os cabos novos e reformulados incluem um número de série após esse texto. Veja na imagem abaixo.
Processo de substituição
Para tratar do processo de substituição deve procurar um Centro de assistência autorizado Apple participante, que deve contactar para receber um cabo de carregamento USB-C novo. A Apple irá necessitar do número de série do MacBook para verificar a elegibilidade para este programa. Pode ver aqui como encontrar esse número de série.
Para os proprietários de MacBook que tenham disponibilizado uma morada postal válida durante o processo de registo do produto, a Apple enviar-lhes-á um novo cabo até ao final de Fevereiro de 2016. Os restantes proprietários de MacBook elegíveis devem utilizar o processo de substituição abaixo para receber um novo cabo de carregamento USB-C.
Este programa tem início imediato e durará até 8 de Junho de 2018. Todos os clientes que tiverem comprado um cabo novo fruto deste problema devem contactar a Apple para que lhe seja feita a restituição do valor pago.
Depois do programa anterior de troca de adaptadores de tomada e que ainda decorre, é agora a vez do MacBook ser alvo de um programa de trocas. Mas a Apple não está sozinha neste processo. Ainda recentemente foi a Microsoft a activar a recolha de cabos de energia defeituosos, que acompanhavam os Surface.