Desde que tomaram a decisão de abandonar o seu motor de browser, o Presto, que a Opera tem estado a desenvolver de forma continua e sustentada a nova versão do seu browser, baseada no Chromium.
Depois de terem lançado o Opera Next, a primeira versão funcional e utilizável por todos do novo Opera que se esperava que apresentassem a primeira versão estável.
Pois esse anuncio fio feito hoje e o novo Opera está já disponível para todos. Só têm de o descarregar, instalar e começar a usar.
A nova versão do Opera usa o que de melhor podemos encontrar noutros browsers baseados no Chromium, mas adiciona-lhe alguma características únicas e que são já conhecidas de versões anteriores do Opera.
Ao criarem um ciclo de desenvolvimento assente em três versões do seu browser vão conseguir dar aos utilizadores novas versões a cada duas semanas, sempre recheadas de novidades e sempre testadas nas versões de desenvolvimento.
Funcionalidades como a pesquisa na barra de endereço, as ferramentas de programação e a forma como os separadores são mostrados são conhecidas de todos por estarem nativamente disponíveis noutros browsers baseados no Chromium e também são uma realidade nesta nova versão do Opera.
Falamos por exemplo do modo Off Road que permite que poupem largura de banda em ligações mais lentas ou com uma utilização mais controlada. Ao fazer a compressão dos dados do lado dos servidores da Opera conseguem poupar aos utilizadores.
Outra novidade que é para já única no Opera é o Speed Dial, onde os utilizadores podem aceder às páginas que mais visitam e que preferem e que podem arrumar em grupos para um mais fácil acesso. Basta clicarem no símbolo do Speed Dial que se encontra na barra de endereço para que este seja de imediato adicionado.
Algo que até agora não havia nos browsers e que vem concorrer com alguns serviços é o que o Opera definiu como Pilha. Sempre que encontrarem um conteúdo que pretendem ler mais tarde podem enviar para a pilha, onde vão poder aceder posteriormente com toda a calma.
Se não quiserem estar sempre a ver os mesmos sites existe uma zona de descoberta onde podem ver as principais notícias dos mais diversos temas. A partir daí vão poder conhecer outros sites e aceder a conteúdos do vosso interesse.
A decisão da Opera em abandonar o seu motor e centrar o desenvolvimento do seu browser num outro motor que está a ser constantemente desenvolvido com o apoio de alguns gigantes tecnológicos veio permitir dar espaço de desenvolvimento para este browser.
Os seus programadores deixam assim de ter de estar a preocupar-se com a base e conseguem dedicar-se a construir novas funcionalidades e a tornar o Opera ainda melhor.