Pplware

Microsoft prepara para breve um novo Office em várias frentes

A nova versão da suite de produtividade da Microsoft está já em pleno desenvolvimento. Esta não é uma notícia nova e pôde até ser já confirmada com o surgimento de várias imagens que mostravam a sua nova interface e melhorias.

O que é agora novidade é o surgimento de notícias que apontam o segundo semestre de 2015 como a altura mais provável para o lançamento do Office 16. A somar a isso surgiram também informações sobre as novas versões para sistemas operativos onde a Microsoft tem uma presença ainda reduzida.

Nos últimos anos a Microsoft tem procurado alargar a presença da sua suite de produtividade em sistemas onde não tinham qualquer expressão e onde os utilizadores necessitavam de recorrer a versões web ou a ferramentas alternativas para editar os seus ficheiros.

Com a chegada da versão para Android e para iOS, acabaram por conseguir abranger uma área de mercado onde existe uma grande procura por este tipo de produtos e onde a concorrência estava já implantada com soluções próprias, muitas vezes não compatíveis.

Tentando unificar as suas plataformas, a Microsoft procura agora também na nova versão do Office trazer uma uniformidade de interfaces e de opções.

Durante mais um dia da conferência Tech Ed, Julia White apresentou algumas novidades associadas ao Office 16. A primeira delas dá conta da sua data prevista de lançamento.

O Office 16 chegará ao mercado durante o segundo trimestre de 2015, sempre depois do lançamento oficial do Windows 10. Outro ponto interessante foi o anúncio de que esta versão chegará primeiro ao mercado doméstico e só depois ao empresarial. A nova versão trará também novos planos associados ao Office 365.

Esta nova versão não vai também ser exclusiva do Windows, sendo esperada uma versão actualizada da suite para o OSX. Estas duas versões estão a ser desenvolvidas em paralelo e existem já versões de testes a serem usadas por um grupo muito restrito de utilizadores.

Claro que as versões para dispositivos móveis, onde a Microsoft investiu muito recentemente, estão também a ser trabalhadas.

Office para Android

Os desenvolvimentos que a nova versão do Office para Android estão a ter são provavelmente os que mais avançados estão.

Estão de tal forma a correr segundo o previsto que informações indicam que esta versão pode ser a primeira a ser disponibilizada, já durante o próximo mês de Novembro.

Naturalmente que esta versão a disponibilizar em breve não será final e pretende ser uma de testes, para que os primeiros utilizadores possam avaliar a plataforma e reportar à Microsoft os problemas que existam.

Office para Mac

Depois da versão Android espera-se que seja a versão para Mac a segunda a ver a luz do dia. Tal como a versão Android também esta será de testes e para ser avaliada.

Esta é das versões do Office que mais tem estado parada, tendo sido lançada a última versão em 2011. A Microsoft quer também lançar o mais depressa possível, sendo esta esperada para o princípio do próximo ano.

Mas ao mesmo tempo que a Microsoft anunciava estas novidades do Office para Mac surgiam na Internet imagens do que poderá ser os planos da Microsoft para esta suite de produtividade.

As imagens surgidas mostram o que será este novo Office para Mac e foram publicadas no site cnBeta. São imagens de uma apresentação privada sobre o Office 16 para Mac.

Do que pode ser visto a Microsoft prepara-se para alterar profundamente esta versão, tornando-a ainda mais semelhante ao que está disponível na versão para Windows.

As mudanças que vão surgir vão abranger a totalidade das ferramentas e vão trazer melhorias não apenas visuais mas também de fundo, com novas funcionalidades.

O que mais chama à vista é sem qualquer dúvida a proximidade que esta versão vai ter com a interface da versão para Windows e com as suas opções.

Ficou também claro que o ano de apresentação do novo Office será o ano de 2015, contrariando vários rumores que apontavam este como o ano de lançamento da nova versão do Office para Mac.

Todas esta novidades prometem uma versão completamente remodelada e melhorada do Office, continuando a Microsoft a investir nas várias plataformas onde está já presente e onde quer que a sua suite de produtividade vingue.

A sua grande vantagem é a interoperabilidade entre plataformas e a possibilidade de serem feitas alterações nos documentos, independentemente da sua origem.

Será já no início do próximo ano que a Microsoft começará a mostrar as novidades ao lançar as versões Preview que vão poder ser testadas em todas as plataformas.

Exit mobile version