Pplware

Malware no macOS está a aumentar e cresceu 744% no último ano

Durante muitos anos foi associado ao macOS uma aura de segurança e imunidade que mais nenhum outro sistema operativo teve. Se nos restantes sistemas os problemas eram periodicamente conhecidos, ao macOS nada parecia afetar.

Esta visão de proteção parece ter caído e agora cada vez mais surgem problemas, mostrando que afinal este é um sistema tão vulnerável como os restantes. A taxa de novos problemas tem crescido e no último ano parece ter batido todos os recordes.


Um estudo agora apresentado avaliou os problemas dos principais sistemas operativos e concluiu que o macOS é de todos o que mais tem crescido no que toca às novas ameaças.

O número é muito elevado, o que mostra que este sistema está a ser alvo de novos ataques periodicamente, revelando também que é cada vez mais uma escolha para os atacantes, uma vez que também tem cada vez mais utilizadores.

Os novos casos detetados levaram a que no último ano o crescimento do malware estivesse nos 744%, com um registo de 460.000 instâncias, sendo que a maioria deste é adware, dedicado a encaminhar os utilizadores para publicidade dirigida e específica. Muitas vezes não está em causa a segurança dos dados dos utilizadores, mas sim a apresentação de publicidade.

Para além da situação preocupante no universo Mac, este estudo mostrou ainda que existe um outro novo alvo de ataques, este mais conhecido e até mais óbvio. Falamos da IoT e de todos os novos equipamentos que se encontram agora ligados à Internet.

A maioria dos visados nestes ataques não tem consciência de que está infetado e que irá ser usado para atacar outros dispositivos ou fazer parte de um ataque em larga escala contra um site ou outro qualquer serviço da Internet.

Esta é uma realidade cada vez mais presente e que demostra que é necessário haver medidas mais fortes para garantir a segurança dos utilizadores e dos seus equipamentos. Cada vez vão existir mais equipamentos ligados à IoT e estes precisam de se proteger nativamente.

Exit mobile version