Pplware

Mac OS X 10.10.4 traz suporte TRIM para discos SSD de terceiros

A Apple sempre foi muito selecta com o hardware que coloca nos seus equipamentos. É hardware de topo e que está estudado para se integrar de forma perfeita com os seus sistemas.

É claro que sempre deixou os utilizadores actualizarem o hardware, mas nunca garantindo uma compatibilidade perfeita e sem dar aos utilizadores as ferramentas necessárias.

Um exemplo perfeito está nos discos SSD e na funcionalidade TRIM, que não podia ser activada. Mas surgiu com a ultima actualização uma mudança que deixa agora activar esta funcionalidade para discos não “oficiais”.

Era esperado que a versão 10.11 do OSX, o El Capitan, fosse a primeira a dar aos utilizadores a capacidade de activar o TRIM para discos SSD de fabricantes terceiros, não homologados pela Apple.

Apenas no final do ano os utilizadores poderiam ter acesso a esta funcionalidade que muitos acabam por activar recorrendo a ferramentas externas, como o Chameleon SSD optimizer ou o Trim Enabler.

Mas a verdade é que o OSX 10.10.4, lançado esta semana, trouxe uma pequena surpresa para todos os que optaram por ter nos seus Macs discos SSD externos ou que actualizaram as suas máquinas.

Esta versão tem dentro de si uma pequena ferramenta que fará toda a diferença no momento de manter os discos arrumados e livres de “lixo”. Com o comando trimforce podem activar a comunicação entre o sistema operativo e o disco, garantindo a detecção de áreas que podem ser libertas e reutilizadas.

Para utilizarem o trimforce apenas precisam de abrir um Terminal e executarem o comando que apresentamos abaixo.

sudo trimforce enable

Após o a execução do comando o OSX necessitará de reiniciar, apenas para que possa activar o comando no disco e iniciando o acesso à comunicação entre o OSX e o SSD.

Importa notar que ao executar o comando no Terminal é apresentada uma mensagem que irá alarmar a maioria dos utilizadores. Não a devem ignorar e devem lê-la com atenção para que tenham noção de alguns problemas que possam ocorrer.

Esta é apenas a forma da Apple indica aos utilizadores que esta é uma operação que em alguns discos, principalmente os SSD mais antigos, pode originar um comportamento que o OSX não reconhece como sendo normal.

Após o reiniciar do sistema o TRIM estará activo e em funcionamento. Não devem no entanto esperar ver qualquer melhoria imediata no OSX e nem qualquer optimização, quer em termos de velocidade ou performance geral.

O TRIM apenas será notado na utilização prolongada do SSD, nomeadamente na gestão do espaço livre e na forma como este espaço é tratado pelo sistema operativo e pelo próprio disco.

Se têm no vosso Mac um disco SSD não OEM, instalado por vocês durante uma actualização do hardware da máquina, então devem activar o TRIM. O OSX agradece e o próprio disco SSD também.

Exit mobile version