Os browsers são uma parte importante dos sistemas operativos, mas podem também ser uma fonte de problemas. Esta não é uma ideia bastante propagada, mas que agora está a tomar novas proporções.
Quem mais se queixa são os utilizadores dos computadores Mac, que viram a mais recente atualização do Chrome bloquear o arranque. A Google já admitiu o problema e apresentou também a solução.
O Chrome da Google trouxe um novo problema
Este problema começou há alguns dias. Sem qualquer razão identificada, um conjunto de computadores Mac deixaram simplesmente de arrancar, apresentando uma mensagem de erro. A causa inicial foi associada ao software Avid Media Composer.
O impacto foi maior porque os afetados foram equipas de produção de vídeo de televisões e de cinema. Isto fez de imediato disparar alarmes e a causa foi investigada para se descobrir a origem e de que forma podia ser contornado.
A Google foi envolvida e veio, entretanto, reconhecer ser a causadora do problema. Uma atualização do Google Keystone trouxe problemas graves e bloqueava as máquinas. A causa era também simples como foi vista. Havia uma corrupção do sistema de ficheiros e entretanto surgia o problema.
Tudo começou numa atualização para o Mac
Do que é descrito, este problema afeta os utilizadores do macOS Mojav e anteriores. É ainda necessário que o SIP (Software Integrity Protection) esteja desativado. Este último passo é necessário para correr as extensões do software Avid Media Composer.
Entretanto, a Google oferece já a solução para este problema. Os Mac devem ser iniciados em modo de recuperação e depois ser acedido o Terminal, que está no menu Utilidade. Há depois que executar os comandos apresentados abaixo e posteriormente reiniciar.
chroot /Volumes/Macintosh\ HD # "Macintosh HD" is the default rm -rf /Library/Google/GoogleSoftwareUpdate/GoogleSoftwareUpdate.bundle mv var var_back # var may not exist, but this is fine ln -sh private/var var chflags -h restricted /var chflags -h hidden /var xattr -sw com.apple.rootless "" /var
A atualização foi parada para evitar problemas
Para impedir que o problema alastre ainda mais, a Google interrompeu a distribuição desta atualização. Esta será retomada assim que o problema seja resolvido e o novo código esteja integrado no Chrome.
Mais uma vez é um elemento estranho a causar problemas ao sistema operativo. A Apple é alheia e a culpa está mesmo na Google e no Chrome. É um elemento essencial, mas tem de conseguir ser independente para não causar problemas.