A Apple tem cimentado a sua posição de líder no mundo da tecnologia. Os resultados financeiros têm sido a mostra de como a empresa consegue gerir os vários segmentos de forma a aumentar progressivamente as vendas e, consequentemente, os lucros.
Embora a empresa esteja a apresentar equipamentos mais caros isso não representa uma baixa de performance, bem pelo contrário. Os resultados financeiros do último trimestre mostram claramente que os lucros voltam a subir, muito graças aos dispositivos mais caros da marca.
Há poucos minutos a Apple apresentou os resultados do terceiro trimestre de 2018, onde mostrou que continua com uma excelente saúde financeira, mantendo o que tem conseguido nos últimos anos.
Os dados apresentados agora mostram que a empresa obteve 62,9 mil milhões de dólares de receita, ultrapassando os 52,6 mil milhões obtidos no mesmo período do ano passado, batendo assim as previsões dos analistas. O próprio Tom Cook revelou que este é o melhor resultado de sempre neste trimestre.
Apple vende mais iPhones, menos iPad e menos Macs… mas bate recorde
Curiosamente, e avaliando os dados apresentados, a subida de receitas da Apple baseiam-se nas vendas do iPhone, mas não por aumentar o volume de forma “dramática”. Na verdade, este até foi muito ligeiro. Devem-se sim ao incremento do preço, que se converteu num aumento de receitas preponderante.
Este aumento das receitas foi de 29%, tendo a Apple vendido “apenas” mais 200 mil iPhones que o habitual. O preço médio de venda aumentou para os 793 dólares, contrastando com os 618 dólares do ano passado.
No segmento iPad, as vendas voltaram a cair. Foram vendidos 9,69 milhões de iPads, um número inferior que os 10,3 milhões do ano passado. Provavelmente com a chegada dos novos iPads, apresentados esta semana, os números poderão voltar a subir.
Os Macs também sofreram uma quebra de vendas, neste caso de 2% face ao ano passado. Também aqui se espera uma melhoria dos números no atual trimestre, fruto das novas máquinas apresentadas na última Keynote.
Dispositivos de “vestir” são o trunfo do futuro
Uma área que cresceu, e que mereceu destaque de Tim Cook na sua apresentação, foi a dos wearables. As vendas aumentaram 50% face ao ano passado, muito graças ao Apple Watch Series 4.
Sendo uma empresa que está lentamente a transformar-se, deixando de depender apenas das vendas de hardware e focando-se mais nos serviços que pode oferecer a estas máquinas e aos utilizadores, acaba por não ser anormal os resultados deste trimestre. Os serviços da Apple renderam neste trimestre 10 mil milhões, sendo um novo máximo histórico.
O próximo trimestre deverá ter algumas mudanças importantes. Para além de continuar as vendas do iPhone Xs e Xs Max, vai também ter o menos caro iPhone Xr. Há ainda que levar em conta a chegada dos novos iPads, do novo MacBook Air e do Mac Mini, que vão, certamente, fazer aumentar as vendas destas categorias.