Pplware

Navegar de forma segura com iPhone/iPad? Nós ensinamos…

Quantas vezes já se ligou à Internet através de uma rede wireless que simplesmente não conhece? Sabia que os seus dados, se não estiverem cifrados, podem ser lidos por terceiros?

Para garantir uma melhor segurança durante a navegação, com o seu dispositivo móvel, hoje ensinamos como podem ligar o vosso iPhone/iPad a uma VPN.

Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network) garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a encriptação dos pacotes, garantindo que estes não sejam interpretados por terceiros.

Como ligar o seu iPhone/iPad a uma VPN?

Dando seguimento aos tutoriais que temos publicado recentemente, vamos usar o OpenVPN como servidor. A instalação de um servidor com OpenVPN é relativamente simples, e pode fazê-lo num PC normal ou até num simples Raspberry Pi.

Apesar do iOS trazer um cliente nativo para VPN, que suporta VPNs do tipo IKEv2, IPSec e L2TP, hoje vamos usar o próprio cliente do OpenVPN para iOS que pode ser obtido aqui.

Depois de instalado o OpenVPN no iPhone/iPad, devem enviar o ficheiro .ovpn criado no servidor, por exemplo via e-mail, e abrir com o cliente OpenVPN que reconhecerá a extensão do ficheiro. Para adicionar o novo perfil à app basta carregar no sinal +.

Uma vez registado o perfil, basta inserir a password do perfil criado no servidor de OpenVPN e depois ligar. Se tudo estiver bem configurado, receberá informações sobre o estabelecimento de comunicação com o servidor, sendo apresentado, por exemplo, o estado da ligação, IP do túnel, duração da ligação, etc.

Esperamos que este tutorial seja útil, especialmente para quem frequentemente se liga a hotspots públicos ou redes que não garantem segurança. Além da questão da segurança, a nossa localização na Internet ficará também associada à do servidor de VPN e não à do dispositivo.

Exit mobile version