A Apple continua a fomentar o desenvolvimento do Apple Watch com mais funcionalidades sem descuidar da qualidade. Nesse sentido, a empresa de Cupertino fechou acordo com a Japan Display para o fornecimento dos novos ecrãs de díodo emissor de luz orgânico (OLED) para o Apple Watch 5.
Segundo informações, o Apple Watch 5 sairá no final deste ano e terá um novo fornecedor para os estes ecrãs.
Samsung e LG poderão ter novo concorrente nos ecrãs OLED
A Reuters revelou a existência de um acordo de fornecimento de ecrãs OLED por parte da Japan Display. Esta empresa é uma joint venture com participação da Sony, Toshiba e Hitachi. Segundo fontes familiarizadas com o processo, a Apple estará a comprar muito menos ecrãs LCD. Provavelmente, esta menor aposta da Apple nos ecrãs LCD da Japan Display estará relacionada com as dececionantes vendas do iPhone XR, o único modelo com ecrã LCD da linha 2018 da Apple.
Conforme sabemos, o mercado dos ecrãs OLED é dominado pela unidade Samsung Electronics, Samsung Display e LG Display. Contudo, há vários players chineses a ganhar força nesta tecnologia. A escolha cada vez maior pelos ecrãs OLED deve-se não só à qualidade da imagem, mas também ao facto destes serem mais finos e flexíveis, face ao produto com tecnologia LCD.
Apple estará a juntar mais um fornecedor de ecrãs OLED
A Samsung Display é, atualmente, o fornecedor exclusivo de ecrãs OLED para os iPhones. Por outro lado, é a LG Display que fornece a maioria dos ecrãs para o Apple Watch (LTPO OLED).
Esta jogada da Apple é encarada pelo responsável da Japan Display, Hiroshi Hayase, como um passo positivo para a empresa e que esta enfrentará um caminho difícil pela frente.
Os obstáculos serão altos para conseguir ganhar as encomendas para os iPhones. A Samsung Display acumulou experiência, tecnologias e capacidade de produção durante mais de uma década. Pode a Japan Display realmente competir com tal rival e fazer face às despesas?
Referiu Hayase.
Como reação, as ações da empresa subiram até aos 7,6% na bolsa de Tóquio nesta quarta-feira, após informação da Reuters. Posteriormente, as ações encerraram com uma subida de 6,3%, ao preço de 84 ienes (0,67€) por unidade.
Nova aposta de fabrico no display OLED
A Japan Display, que recebe mais da metade da sua receita da Apple, tem uma pequena linha de fabrico piloto de OLED numa fábrica de ecrãs de smartphones no leste do Japão. Contudo, a empresa procura investimentos de um grupo que inclui a China Silkroad Investment Capital (CSIS). Segundo informações da Reuters, o valor do encaixe deverá rondar os 990 milhões de dólares destes novos financiamentos.
Em causa estará a construção de uma nova unidade fabril dedicada aos painéis OLED. O fabrico usará tecnologia proprietária da Japan Display. Segundo as informações, a tecnologia da empresa nipónica usa um método de fabrico e equipamento ligeiramente diferentes da Samsung para evitar infringir patentes registadas pela líder da indústria.
A Apple estará a revigorar uma nova empresa para aumentar a oferta ao mercado e, com isso, poder ter mais escolha e uma variedade de preços.