Os jailbreakers parece que “bateram” a Apple e desenvolveram um dos hacks mais significativos para o iPhone deste ano. Na verdade, este jailbreak vem trazer a esta comunidade de utilizadores iOS a possibilidade de tirar à Apple o controlo dos dispositivos.
Nos últimos anos tem sido uma corrida entre o gato e o rato, com a Apple quase sempre a levar a melhor. Será que este hack se vai manter por muito tempo?
checkra1n é a grande dor de cabeça da Apple no momento
Está lançada uma grande novidade para a comunidade de “amadores” conhecidos como jailbreakers. São utilizadores Apple que gostam de ter o controlo no dispositivos sobre o que instalam ou não no que toca a aplicações.
O jailbreak lançado há poucas horas, apelidado de “checkra1n”, vai deixar os utilizadores instalarem o que quiserem no iPhone. Desta forma desaparecem as restrições normais da Apple no iOS 13.
Qual a razão destes jailbreak estar a ser tão “louvado”?
Segundo as comunidade, este jailbreak vai dar muita luta à Apple para o corrigir. Até o iPhone X está na lista dos iPhones que podem ser afetados. Isso porque as vulnerabilidades subjacentes estão no “bootrom” – a parte do processador que contém as linhas iniciais do código executado pelo processador enquanto este se liga.
A Apple não pode corrigi-lo porque o bootrom não pode ser corrigido depois que um dispositivo sai da fábrica.
Explicou um hacker que usa o nome axi0mX.
Conforme foi explicado, este problema foi inicialmente identificado e analisado. Vem já de setembro e tinha o nome de checkm8.
Serão todos os iPhones afetados?
Os modelos iPhone XR e XS, e os dispositivos mais recentes, não são afetados. Isso ainda significa que as centenas de milhões de iPhones mais antigos que a Apple enviou podem receber jailbreak.
A Apple não deverá estar a apreciar os desenvolvimentos, até porque a equipa desenvolveu um site onde convidam os utilizadores a fazer jailbreak ao seu iPhone. Existe mesmo um guia prático com todos os passos. Atualmente, a ferramenta já está disponível para download em PC e macOS. Os utilizadores podem então ligar o seu iPhone e instalar o jailbreak.
Cuidado com a perda de dados
Para quem quiser fazer jailbreak ao seu telefone, é recomendado que faça uma cópia de segurança. Assim, liguem o iPhone ao iTunes ou via iCloud. Tudo porque podem perder dados que têm no telefone.
Não deve haver qualquer risco de danos permanentes ao seu dispositivo, restaurando no iTunes deve sempre corrigi-lo.
Refere axi0mX.
Há ameaça para a segurança do iPhone?
Embora as vulnerabilidades permaneçam em muitos milhões de iPhones, a ameaça à segurança só aumenta para aqueles que tiveram o seu dispositivo invadido sem controlá-lo fisicamente e que continuaram a usá-lo sem reinicializar. Não há nenhuma exploração remota conhecida que aproveite o problema.
Desta forma, qualquer utilizador em risco que tenha dados sensíveis no seu iPhone, como ativistas, jornalistas e políticos, pode precisar atualizar para um dispositivo mais recente. Além disso, usar uma palavra-passe alfanumérica forte também deve ajudar.
O risco da maioria das pessoas não aumentou. A palavra-passe irá proteger os dados no dispositivo em todos os iPhones modernos.
Como muitos jornalistas, políticos, ativistas, advogados e outros “agentes” com informação crítica, usam iPhone pela dificuldade em “sacar” algo do seu interior, há empresas que se especializaram nessa a função. Lembrar-se-ão da empresa de vigilância israelira NSO Group que criou spyware para atingir essa classe de utilizadores.
Portanto, estas ferramentas, que permitiam bisbilhotar todas as comunicações e ligar o microfone para transformar o iPhone num dispositivo de escuta remota, foram instaladas através de um hack do WhatsApp. O Facebook, proprietária do WhatsApp, está agora a processar a empresa NSO Group como resultado desta ação.