A Microsoft já tinha prometido que o Windows 11 ia ter uma integração com o iOS e o iPhone. Esta já foi apresentada, mas estava em testes, que agora terminaram. Com este passo já todos podem aceder ao iPhone no Windows 11 e usar o iMessage, entre outros recursos.
Com o Windows 10, a Microsoft abriu um caminho importante ao ligar o Android a este seu sistema, através da app Phone Link. Havia a ideia de alargar esta presença no sistema mais óbvio e que agora finalmente chegou. Falamos do iOS e do iPhone, que assim consegue ligar-se ao Windows 11 e dar acesso a muitas das suas funcionalidades.
Do que a Microsoft revela agora, esta funcionalidade está finalmente aberta a todos, depois de meses em testes para validar que estava pronto. Com esta novidade, será simples ligar estes dois sistemas e assim ter acesso no PC a (quase) todo o que se passa no iPhone.
Tal como acontece no Android, os utilizadores do iOS só precisam de ter a app Link to Windows instalada e seguir o processo simples que surge no Windows 11. Depois de feita a associação entre os 2 dispositivos, tudo começa a estar disponível para os utilizadores.
Importa destacar que a Microsoft ainda não tem acesso a tudo o que o iOS e o iPhone oferecem. Há limitações, impostas pela Apple, que ainda não foram ultrapassadas. Ainda assim, os utilizadores conseguem já fazer e receber chamadas, enviar e receber mensagens e visualizar notificações no PC.
Isso garante também acesso ao iMessage, ainda que com algumas limitações que podem ser importantes. Falamos da falta de suporte para conversas em grupo, fotos, vídeos e histórico de conversas além da sessão atual. Certamente que no futuro haverá melhorias neste ponto.
Esta novidade pode ser já usada no Windows 11, bastando ter a app Phone Link. Do lado do iPhone, requer o iOS 14, ou posterior, e também a app Link to Windows. A Microsoft acaba de dar um passo importante e de trazer o controlo de mais um smartphone ao seu sistema operativo.