Não há qualquer dúvida que o iPhone X é o smartphone do momento e, provavelmente, até será um dos vencedores de 2017 em várias categorias. A aposta da Apple foi alta e isso está refletido neste equipamento de topo.
Mas nem tudo são boas notícias. Uma análise dos primeiros 30 dias de vendas do iPhone X coloca-o abaixo do iPhone 8 e do iPhone 8 Plus combinados.
Desde cedo se reconheceu que as vendas dos 2 modelos do iPhone 8 não foram elevadas. Mesmo sem números oficiais, ficou claro que a chegada iminente do iPhone X atrapalhou as prestações destes modelos, relegando-os para segundo plano.
Mas uma análise da CIRP (Consumer Intelligence Research Partners) revelou que afinal o iPhone X terá tido vendas inferiores aos restantes modelos deste ano. Esta informação foi partilhada pela CIRP numa nota aos investidores.
O primeiro mês de vendas do iPhone X
A pesquisa da CIRP, que analisou os primeiros 30 dias de vendas do iPhone X, mostra que este smartphone contabilizou cerca de 30% das vendas de iPhones. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus, combinados, contabilizaram cerca de 40% das vendas, com o primeiro a assumir 23% e o segundo 17%.
As boas prestações de vendas do iPhone 7
Curiosamente, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus conseguiram ter 20% das vendas, mesmo com mais de um ano de mercado. Comparativamente, estes modelos contabilizaram 70% das vendas no seu primeiro mês de mercado, no ano passado.
As razões para estas vendas baixas
Segundo a CIRP, tudo poderá ter estado na expectativa dos consumidores em verem o que o iPhone X poderia valer. Com um preço elevado, e face ao que oferece, os consumidores acabaram por optar por se voltar para os modelos menos caros, como o iPhone 8.
Não se sabe ao certo se estes número são reais, uma vez que a Apple apenas revela dados de vendas nos seus resultados trimestrais, mas o mais provável é que os dados da CIRP estejam certos. Inclusive, as previsões futuras para o iPhone X já foram revistas e baixaram face ao que estava pensado para 2018.