Desde que a Apple apresentou o iPhone X em setembro que a discussão sobre o seu preço tem subido de tom. Muitos argumentam que é demasiado caro e outros mostram que toda a tecnologia que tem presente tem um custo que é justificado.
À parte de toda essa discussão, a verdade é que este é de todos o mais caro iPhone que a Apple já produziu, o que pode em grande parte justificar o seu preço elevado.
Não se conhece e nem se conhecerá, um valor exato e oficial de quanto custa produzir o iPhone X. Os valores apresentados de forma não oficial apontam para que o seu preço ronde os 370 dólares, um valor bem abaixo do preço de venda.
A Statista avaliou e comparou este preço com os de produção dos modelos anteriores e chegou a conclusões bastante interessantes, longe do que muitos poderiam pensar.
iPhone X dá para fazer dois iPhones 4
Ao avaliar os preços deste iPhone e dos restantes que a Apple já produziu, vimos que este é o mais elevado e que, por exemplo, tem um custo de produção que é próximo do dobro do iPhone 4.
É também curioso ver que ao longo dos anos a Apple tem conseguido, em algumas ocasiões, diminuir os valores de produção, o que garante à empresa um aumento do lucro na venda de cada iPhone. É ainda possível ver que a margem bruta tem subido substancialmente, uma vez que a diferença entre o preço de produção e o preço de venda tem aumentado nos novos modelos do iPhone.
Importa referir que estes não são valores oficiais e que resultam da análise da Statista ao longo dos anos. Não existe forma de quantificar com exatidão o valor pago pela Apple por cada um dos processos e nem a empresa os faculta.
Ganhe um iPhone X