Pplware

iPhone SE com SoC A9 TSMC e Samsung, qual o melhor?

O iPhone SE ainda não tem tudo esmiuçado. Sabemos que não é um iPhone low cost, sabemos que tem uma óptima bateria e sabemos que pelo menos 20% dos consumidores americanos têm preferência pelo tamanho de 4 polegadas.

O que ainda não sabíamos era que este vinha equipado com o SoC A9 desenvolvido não só pela empresa TSMC mas também pela Samsung. Mas haverá diferenças na performance entre as variantes do SoC?

Apple poderá “dispensar” a Samsung do fabrico dos SoC A10

Já no anterior iPhone 6S e iPhone 6S Plus a empresa de Cupertino dividiu a produção dos processadores. Os fabricantes escolhidos para este componente foram a TSMC e a Samsung. A empresa sul coreana era a que tinha a totalidade do fabrico nos modelos anteriores, mas a Apple está a mudar de política. Fala-se mesmo que no iPhone 7 a Samsung já não fabricará nenhum, segundo o jornal coreano The Electronic Times.

 

Mas haverá diferenças de performance nos SoCs A9?

No iPhone 6S e iPhone 6S Plus, vimos que em determinada altura gerou-se uma pequena controvérsia sobre o desempenho. Existiu alguma informação que dava conta de uma “ligeira” superioridade no desempenho do chip fabricado pela TSMC, independentemente do facto do processador que a Samsung fornece ter sido construído com tecnologia de 14nm e ter uma área de 96 milímetros quadrados, enquanto o da empresa de Taiwan ser ligeiramente maior, por ser construído com uma tecnologia mais antiga, de 16nm e ter uma área de 104,5 milímetros quadrados.

Isto à altura obrigou a Apple a vir clarificar que ambas as variantes tinham sido exaustivamente testadas e não apresentavam qualquer diferença de performance.

 

Especificações de Topo

Depois de muita poeira assentar, após a keynote da passada segunda-feira, começou-se a analisar friamente os detalhes do iPhone SE e do iPad Pro de 9.7″. Ambos os dispositivos trazem especificações de topo, nas suas respectivas categorias, mesmo que o iPad venha com as suas capacidades do chip A9X “estranguladas”, principalmente no que toca ao GPU.

 

iPhone SE terá o SoC under-clocked também?

Este facto tem sido discutido online por vários “entendidos” que referem haver um bom motivo para a velocidade de relógio ser inferior no A9X do novo iPad Pro. Terá a ver com o menor espaço do chassis e pelo aquecimento que provocaria o funcionamento em pleno do poderoso SoC A9X. Mas o facto de retirar performance ao mesmo não irá ter impacto no dispositivo quando este tiver de correr aplicações e serviços desenhados para a linha iPad Pro?

Nessa óptica podemos “conjecturar” que o iPhone SE terá o mesmo nível de contenção, derivado então do mesmo problema estrutural. Mas ainda é cedo para se saber e só daqui a algumas semanas é que teremos essa confirmação. Há então dois motivos em cima da mesa que podem pesar no factor performance.

 

iPhone SE com SoC S8000 e S8003

Os programadores já começaram a desenvolver no iOS ajustado às particularidades do iPhone SE, contudo o novo iPhone só chegará ao mercado a partir do dia 31 de Março e veremos então o iPhone SE com as duas variantes do A9, fabricados pela Samsung e TSMC. Estes têm sido referidos como o S8000 e o S8003 para o coreano e o taiwanês, respectivamente.

 

IT Home

Exit mobile version