Para comemorar o 10º aniversário do iPhone, a Apple está a preparar um smartphone novo e com características únicas, diferente de tudo o que até agora existe no mercado.
Várias possíveis novidades foram já apontadas, mas uma nova chegou agora. A câmara frontal do iPhone 8 poderá trazer um sensor 3D, que conseguirá detetar profundidade e fazer reconhecimento facial.
Este novo rumor vem de uma fonte que já no passado revelou de forma antecipada muitas das funcionalidades que a Apple apresentou. O analista da KGI Ming-Chi Kuo revelou agora que a Apple estará a preparar-se para apresentar no novo iPhone um sensor 3D que reforçará a câmara frontal.
Esta novidade conseguirá dar ao iPhone 8 a capacidade de dotar as imagens 2D de profundidade espacial e assim reconhecer a posição de objetos no espaço e até conseguir tirar selfies 3D.
Como vai funcionar o 3D da câmara frontal
Para o conseguir, a Apple irá dotar a câmara frontal com um sensor de infravermelhos, que irá ser o componente essencial para dar ao iPhone a capacidade de reconhecer a posição dos objetos. Este sensor será ao mesmo tempo um emissor e um recetor de infravermelhos, usando a reflexão para medir as distâncias e detetar objetos.
A origem desta nova tecnologia do iPhone 8
Esta nova tecnologia da Apple é muito similar ao que a Microsoft usa no Kinect, tendo por base os mesmos conceitos e as mesmas ideias.
Esta não é uma situação estranha, uma vez que a Apple detém, desde 2013, a PrimeSense, a empresa que inicialmente desenvolveu o Kinect e que provavelmente vai agora trazer este sensor 3D para o iPhone 8.
Ainda é cedo para saber todas as possibilidades que esta novidade vai ter no iPhone 8, mas há já algumas áreas onde se sabe poder ser usada. A parte de jogos é quase certa e também o próprio desbloqueio do iPhone, recorrendo ao reconhecimento facial ou à leitura da íris.
O que a Apple reserva para o futuro
Olhando ainda mais para o futuro, Ming-Chi Kuo prevê que a Apple vá mais longe e incorpore esta tecnologia na câmara traseira, dispensando a segunda lente como o iPhone 7 Plus tem, passando a profundidade a ser feita com recurso ao sensor 3D.
Este rumor surge assim depois de todos os que dão como certa a chegada ao iPhone do carregamento sem fios, do ecrã OLED e da ausência do botão Home.
Via 9to5mac