Muito se tem escrito sobre o novo iPhone até porque este é o ano que marca o décimo aniversário do dispositivo móvel mais cobiçado do mundo. Depois do lançamento do Note8, da concorrente Samsung, a fasquia do segmento dos topos de gama aumentou significativamente e certamente que a Apple não irá desiludir os seus clientes.
De acordo com rumores recentes, o novo iPhone 8 vai permitir carregamentos sem fios só que o standard usado não será a versão mais recente do Qi, o que se traduzirá em carregamentos mais lentos.
A informação foi avançada pelo site Macotakara que revelou que o novo iPhone vai chegar com suporte para carregamento sem fios, mais concretamente o standard Qi. No entanto, a Apple terá optado pela versão que garante uma potência de saída máxima de 7,5 watts, o equivalente aos carregadores com fios de 5 volts e 1,5 amperes.
A mais recente versão deste standard é o Qi 1.2 (Extended Power Profile), denominada de Fast charging, que garante uma potência de saída máxima de 15 watts (o dobro da versão do standard que a Apple supostamente vai usar).
Vale a pena referir que atualmente existem dois standards para carregamento sem fios: o QI, produto de um grupo de empresas chamado Wireless Power Consortium e o PowerMat da Airfuel Alliance. Ambos usam o “acoplamento indutivo ressonante” que basicamente envolve duas bobinas, uma de um transmissor e outra de um recetor, de modo a criar uma ligação elétrica – Saber mais aqui.
A versão mais recente do standard QI já é disponibilizada em alguns equipamentos e é compatível com dispositivos Android. Não se sabe ainda se a Apple irá adotar este standard ou simplesmente ignorar e assim não seguir a tendência de mercado a este nível.
É possível também que, como o Apple Watch, os carregadores de terceiros para iPhone 8 necessitem de ser certificados pela Apple para funcionar, isto porque será possível usar um único carregador para alimentar o relógio e o “iPhone 8″, revela também o blog japonês Macotakara.
O iPhone 8 deve chegar com um ecrã OLED de 5,8 polegadas (com 5,15” de área usável) e reconhecimento facial 3D. Também é esperado um iPhone 7s e 7s Plus, que devem ter LCDs de 4.7 e 5.5 polegadas, respetivamente, e devem incluir algumas características presentes no iPhone 8, como por exemplo o carregamento sem fio.
Leia também…