Pplware

iPhone 6 poderá trazer tecnologia inovadora na sua câmara

Por Bruno Rodrigues para o Pplware.com

Depois de uns meses sem grande acção na área das tecnologias móveis e já no segundo mês de 2014, a caminho de um futuro novo dispositivo móvel, começam a surgir alguns rumores de futuras características que estes dispositivos podem vir a apresentar.

Ainda sem uma data marcada ou anúncio definitivo sobre o lançamento do próximo smartphone da Apple, os rumores referem que o próximo iPhone terá uma câmara com características superiores ao seu antecessor, quer isto dizer que seja superior à câmara do iPhone 5S com 8 megapixels e f/2.2 de abertura.

De acordo com informações obtidas por um jornal chinês de uma fabricante tailandesa, supostamente envolvida na produção do dispositivo, o iPhone 6 contará com uma câmara fotográfica integrada de 10 megapíxeis, mais dois que o iPhone 5S e uma abertura de f/1.8.

O melhoramento das lentes no iPhone 5S trazem uma melhor luz às imagens

Alguns fabricantes e consumidores privilegiam o aumento do número de megapíxeis na câmara fotográfica, mas não é só este factor que conta para uma boa imagem retirada com um smartphone. Uma característica que é fundamental é também a sua abertura (aperture, em inglês), representada por um f sobre uma base x.

Uma maior abertura permite um menor tempo de exposição, o que se traduz em melhores resultados

Sendo que, quando maior é a abertura da câmara menor vai ser o valor da base f/x, mais luz irá entrar e menos tempo de exposição será necessário para que a fotografia fique bem exposta, diminuindo assim a probabilidade da fotografia ficar tremida. Existe ainda outro argumento que demonstra que a quantidade de píxeis numa câmara de fotografia não é o mais essencial, visto que quanto maior for o número de píxeis menor será a qualidade da imagem, pois os píxeis menores são menos sensíveis à luz.

Nova lente poderá substituir o filtro IR híbrido existente no iPhone 5S

Além destas mudanças, acrescentam ainda ao rumor que o filtro IR híbrido, presente no mais recente iPhone 5S, será substituído por umas novas lentes de resina intermutáveis que seriam fabricadas por uma companhia japonesa. Parece não fazer muito sentido, mas a Apple possui algumas patentes voltadas para esta área e a possível parceria com esta nova empresa só iria trazer grandes benefícios para a Apple, sendo que actualmente já existem muitos adeptos da câmara que tem acompanhado o iPhone desde o seu aparecimento.

Cada vez mais o iPhone apresenta-se com refinadas funcionalidades. Esperamos que seja de facto mais que um rumor.

Exit mobile version