Algumas pessoas podem pensar que o recurso SOS de emergência por satélite da Apple é apenas um truque, mas inúmeras histórias de sucesso provam o contrário. A história mais recente envolve três estudantes que ficaram presos num desfiladeiro de Utah e tiveram que lutar contra a hipotermia.
Tecnologia do iPhone 14 salva jovens
Os pré-graduados da Brigham Young University decidiram fazer uma viagem para a área de recreação San Rafael Swell, que é rica em desfiladeiros e outras formações geológicas, relata a KUTV. Depois de praticarem canionismo durante quase um ano, decidiram partir nesta nova aventura.
Tínhamos lido sobre esse desfiladeiro muito porreiro lá em baixo e praticamos canionismo há cerca de um ano. O grupo teve problemas depois de tropeçar numa sequência de piscinas profundas, cheias de água gelada.
Disse Bridger Woods, um dos alunos.
Suspeitamos que o inverno extremamente húmido de Utah mudou um pouco o canyon, resultando num cenário muito mais difícil do que estávamos preparados.
Explicou Jeremy Mumford, outro entusiasta do canyoning do grupo.
O grupo passou quase três horas na água gelada e alguns dos alunos começaram a apresentar sinais de hipotermia.
Entrei em choque hipotérmico e comecei a entrar em pânico e a congelar.
Contou Mumford.
Perante esta situação todos no grupo acabaram por ficar muito perturbados e a única forma de pedir ajuda foi através do iPhone 14, com qual foi possível enviar um pedido de ajuda através do sistema SOS Emergência via Satélite.
O desfiladeiro tinha cerca de 150 metros de profundidade em paredes rochosas, mas, apesar das difíceis condições, a cada 20 minutos alinhava-se um satélite na direção dos jovens, que foi o que acabou por ser a salvação de todos.
"One of many miracles, many miracles."
Thanks to the three @BYU students who spoke with me today about their ordeal this weekend in the San Rafael Swell.
The group became stranded & hypothermic after encountering DEEP pools of water while canyoneering.@KUTV2News pic.twitter.com/9J6sg0OP9u
— (@brian_schnee) April 19, 2023
Os serviços de emergência chegaram rapidamente com um helicóptero que acabou por resgatar o grupo rapidamente. Os casos somam-se e são importantes de serem contados para que todos os que já tenham o serviço disponível, se lembrem de o utilizar, pelo menos, quando mais nada funciona.
No final do ano passado, o mesmo recurso salvou um homem no Alasca e um casal californiano após um acidente com um único veículo… e existem outros casos já relatados.