As apps são uma fonte importante de funções para os smartphones, mas também uma fonte de problemas. São muitas vezes o ponto de entrada de malware e de outros problemas de segurança graves.
Temos visto ultimamente que o Android é o sistema mais visado e aparentemente mais vulnerável. A verdade é que o iOS também tem falhas e apps maliciosas. Desta vez foram encontradas 17 app que devem ser removidas de imediato.
Afinal também há malware presente no iOS
As equipas de segurança têm estado ativas e a descobrir problemas sérios nas lojas de apps. O foco tem estado no Android, mas a loja da Apple não está imune a problemas e a falhas de segurança graves e problemáticas.
A empresa de segurança Wandera revelou agora uma lista de apps que estavam na App Store a enganar os utilizadores. Estas 17 aplicações usavam um esquema conhecido para conseguir obter proveito.
Apple deixou escapar estas apps para o iPhone
Do que é descrito, estas apps estavam a clicar em publicidade de forma automática, para assim renderem para o seu criador. Curiosamente este processo passava despercebido aos utilizadores e as próprias apps tinham as funções prometidas.
Lista de apps do iOS com problemas
- RTO Vehicle Information
- EMI Calculator & Loan Planner
- File Manager – Documents
- Smart GPS Speedometer
- CrickOne – Live Cricket Scores
- Daily Fitness – Yoga Poses
- FM Radio – Internet Radio
- My Train Info – IRCTC & PNR
- Around Me Place Finder
- Easy Contacts Backup Manager
- Ramadan Times 2019
- Restaurant Finder – Find Food
- BMI Calculator – BMR Calc
- Dual Accounts
- Video Editor – Mute Video
- Islamic World – Qibla
- Smart Video Compressor
Não se sabe ao certo quantas instalações estas apps tinham, porque a Apple não revela estes números. No entanto, e relacionando com os números do Android, especula-se que devem ter mais de 1 milhão de instalações.
Afinal, a App Store não está imune a problemas
A Apple já removeu estas 17 apps da sua loja, por violação das suas regras. Curiosamente, segundo os investigadores, as versões Android destas apps não têm todavia qualquer malware ou problema de segurança.
Mesmo com a sua remoção da App Store, é importante que os utilizadores removam estas apps de forma urgente. Só desta forma deixam de ter presente o malware no iOS que estava a afetar. Pode parecer estranho, mas desta vez foi a Apple a deixar escapar apps com problemas de segurança para a sua loja.