O iOS 18 vem democratizar a utilização de pequenas funcionalidades que fazem falta no iPhone e que existem há anos em apps de terceiros e noutros sistemas. A ideia da Apple é trazer estas ferramentas, mas acrescentar algo. Assim, no iOS 18 o utilizador irá facilmente poder gravar qualquer chamada telefónica e ter a sua transcrição para texto.
De facto, desde o seu lançamento, em 2007, o iPhone tem evoluído muito pouco no capítulo da app Telefone. Há vários exemplos dessa passividade, como, por exemplo, o não permitir gravar as chamadas, não permitir bloquear chamadas sem número de identificação, e só muito recentemente permite que se bloqueiem os números de telefone que são SPAM ou que o utilizador simplesmente não quer atender.
Contudo, com o iOS 18, parece que a Apple finalmente percebeu que não faz sentido não haver certas opções e traz finalmente uma nova funcionalidade muito útil relacionada com o telefone: a gravação de chamadas a partir da aplicação Telefone, que pode ser transformada numa transcrição sob comando. Existe até um componente Apple Intelligence nos iPhones compatíveis.
Gravar chamadas utilizando apenas a aplicação Telefone
A App Store tem um número infinito de opções diferentes para gravar chamadas telefónicas num iPhone, mas todas elas acabam por acrescentar fricção e complicação ao processo.
No iOS 18, a Apple elimina a necessidade de uma aplicação de terceiros e a integrar a gravação de chamadas diretamente na aplicação Telefone do sistema.
Quando estiver numa chamada no iOS 18, verá uma nova opção para iniciar uma gravação. Ao premir esse botão, a pessoa com quem está a falar será imediatamente notificada de que está a ser gravada.
O ecrã da chamada mostrará uma contagem decrescente da duração da gravação e, quando estiver concluída, poderá guardar uma transcrição para consulta posterior.
Transcrições de chamadas e resumos com o Apple Intelligence
As transcrições de chamadas são guardadas na app Notas da Apple, pelo que pode guardá-las indefinidamente ou apagá-las mais tarde.
A Apple Intelligence também tem um papel a desempenhar: em dispositivos compatíveis, como o iPhone 15 Pro e Pro Max, a app Notas também fornece um resumo da transcrição com recurso a IA.
A boa notícia para os proprietários de iPhones mais antigos é que a funcionalidade básica de transcrição de chamadas não requer Apple Intelligence, pelo que não será necessário um 15 Pro para a desbloquear – apenas o resumo da transcrição utiliza IA.
As transcrições de chamadas estarão disponíveis em idiomas e territórios selecionados aquando do lançamento do iOS 18, incluindo:
- Inglês (EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura),
- Espanhol (EUA, México, Espanha)
- Francês (França)
- Alemão (Alemanha)
- Japonês (Japão)
- Chinês mandarim (China continental, Taiwan)
- Cantonês (China continental, Hong Kong)
- Português (Brasil)
Aqui a dúvida é sem a Apple irá manter o desprezo ao português de Portugal!
Ainda não disponível na versão beta do iOS 18
Espera-se que a gravação de chamadas chegue na estreia do iOS 18 no outono. Não deveremos ter de esperar até uma versão posterior .1 ou .2.
No entanto, até ao momento, com o iOS 18 developer beta 3, a funcionalidade ainda não foi adicionada ao iOS 18 beta.