Depois de 4 lançamentos beta e muita discussão, a Apple disponibilizou esta semana a Release Candidate (RC) para programadores. Esta versão antecede a versão final para todos os utilizadores que terão recursos dedicados exclusivamente à Europa.
Por imposição da Comissão Europeia, ao abrigo da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), a Apple alterou alguns dos seu serviços para que haja um nível saudável de concorrência entre as empresas digitais.
O que há de novo no iOS 17.4?
Como já foi algumas vezes referido, a empresa de Cupertino introduziu alterações profundas na forma como a App Store e as aplicações funcionam na União Europeia.
Há 5 alterações importantes, descritas a seguir:
Alterações importantes
O iOS 17.4 introduz alterações profundas na forma como a App Store e as aplicações funcionam na União Europeia, abrindo caminho para mercados de aplicações alternativos, sistemas de pagamento alternativos, suporte para motores de navegação de terceiros e acesso NFC para bancos e fornecedores de pagamentos terceiros. Estas funcionalidades estão limitadas à UE e não estarão disponíveis noutros países.
Há, no entanto, alterações nas aplicações de jogos e, com o lançamento do iOS 17.4, a Apple vai permitir aplicações de jogos na cloud, como o Xbox Cloud Gaming e o Nvidia GeForce NOW. Os minijogos, chatbots e plug-ins também podem agora utilizar o sistema de compras na aplicação.
Para além destas atualizações, o iOS 17.4 adiciona novos caracteres emoji, transcrições para podcasts na aplicação Podcasts, suporte para utilização do SharePlay com o HomePod, Atividades em direto do cronómetro e muito mais.
Em resumo:
Para os utilizadores europeus, o iOS 17.4 RC traz algumas alterações importantes, tais como:
- Marketplaces – ou lojas de aplicações alternativas: os programadores de aplicações na UE podem optar por oferecer as suas aplicações em lojas de aplicações alternativas, desde que cumpram os critérios da Apple em matéria de experiência do cliente, apoio e prevenção de fraudes, entre outras alterações.
- Notarização para aplicações iOS: uma revisão de base que se aplica a todas as aplicações, independentemente do canal de distribuição, centrada na integridade da plataforma e na proteção dos utilizadores. A autenticação envolve uma combinação de verificações automatizadas e revisão humana.
- Opções do navegador predefinido: os utilizadores da UE podem escolher um novo navegador predefinido a partir de uma lista dos navegadores mais descarregados em dispositivos iOS logo após a atualização para o iOS 17.4.
- Acesso NFC de terceiros: os bancos e os serviços de pagamento de terceiros podem ser oferecidos aos iPhones europeus.
- Mais acesso: os programadores podem solicitar funcionalidades adicionais de hardware e software para a Apple.
De referir que algumas destas alterações mais profundas para o mercado europeu ainda estão a ser testadas, podendo na versão final existir algumas diferenças.
Na versão de hoje, a Apple refere na notas de lançamento algumas melhorias e várias correções:
Emoji
- Novos emoji de cogumelo, fénix, lima, corrente partida e cabeças a abanar estão agora disponíveis no teclado emoji;
- 18 emojis de pessoas e corpos com a opção de os encarar em qualquer direção.
Podcasts da Apple
- As transcrições permitem-lhe seguir um episódio com texto que se destaca em sincronia com o áudio em inglês, espanhol, francês e alemão;
- O texto do episódio pode ser lido na íntegra, procurado por uma palavra ou frase, tocado para reproduzir a partir de um ponto específico e utilizado com funcionalidades de acessibilidade como Tamanho do texto, Aumentar contraste e VoiceOver.
Esta atualização inclui as seguintes melhorias e correcções de erros:
- O reconhecimento de música permite-lhe adicionar músicas que identificou às suas listas de reprodução e biblioteca do Apple Music, bem como ao Apple Music Classical;
- A Siri tem uma nova opção para anunciar mensagens recebidas em qualquer idioma suportado;
- A Proteção de dispositivos roubados suporta a opção de maior segurança em todos os locais;
- O estado da bateria nas Definições mostra o número de ciclos da bateria, a data de fabrico e a primeira utilização nos modelos iPhone 15 e iPhone 15 Pro;
- A Identificação de chamadas apresenta o nome da empresa, o logótipo e o nome do departamento verificados pela Apple, quando disponíveis;
- As actualizações de empresas nas Mensagens para empresas fornecem informações fiáveis sobre o estado das encomendas, notificações de voos, alertas de fraude ou outras transacções que tenha aceite;
- Os números de cartão virtual do Apple Cash permitem-lhe pagar com o Apple Cash em comerciantes que ainda não aceitam o Apple Pay, introduzindo o seu número a partir do Wallet ou utilizando o preenchimento automático do Safari;
- Corrige um problema em que as imagens dos contactos ficavam em branco na app Encontrar;
- Corrige um problema para os utilizadores Dual SIM em que o número de telefone muda de principal para secundário e é visível para um grupo para o qual enviaram mensagens.
Referir também que a Apple lançou também o visionOS 1.1 beta 4 ao lado do macOS Sonoma 14.4 beta 5.