Estamos a poucos dias de receber, de forma oficial, o novo iOS 11. Serão milhões de utilizadores que poderão ter acesso a um vasto leque de novidades. Seguramente iremos perceber que há alterações na forma como é feita a interação com o iPhone.
A par da elegância que se espera no novo iPhone do décimo aniversário, a Apple melhorou a usabilidade com o iOS 11 e, para isso, criou funcionalidades que permitem escrever apenas com uma mão. Vamos mostrar então como podemos ativar essa função.
Depois que a Apple decidiu contrariar o seu fundador Steve Jobs e aumentar os ecrãs para lá das 3,5 polegadas, usar as duas mãos passou a ser quase um requisito fundamental. O mundo achou que 4 polegadas ainda era pouco e esticou-se até 4,7″, depois para lá das 5 polegadas e noutros segmentos há até dispositivos que se confundem com tablets de bolso. A verdade é que está tudo a chegar à conclusão que, afinal, usar o equipamento só com uma mão é que está correto.
Vimos recentemente a Samsung com o Galaxy S8 a chegar-se à razão com um belíssimo trabalho.
A Apple tem um novo recurso de Teclado para uma mão, incorporado no iOS 11, que adiciona uma conveniente opção à mão direita e à esquerda no teclado.
Como usar o teclado com uma mão no iOS 11
- Pressione e mantenha pressionado o globo ou o emoji ao lado do botão 123
- Selecione o ícone do teclado esquerdo ou direito
- Toque na seta no lado do teclado para voltar ao teclado centralizado padrão
Os teclados com uma mão fornecem um ajuste suficiente para tornar fácil, para a maioria das pessoas, conseguir alcançar todo o teclado com um polegar, mesmo no iPhone 7 Plus (esse recurso não será encontrado no iPhone SE ou 5s).
Como tornar o teclado de uma mão o padrão no iOS 11
Para aqueles que desejam definir, como padrão, um teclado para a mão esquerda ou direita, podem ir a Definições do teclado… depois de pressionar e segurar o botão globo / emoji ou aceder ao mesmo através de Definições → Geral → Teclado.
Agora poderá treinar até conseguir habituar-se a teclar apenas com uma mão e verá que nem é assim complicado. Um dia, de certeza, os ecrãs ficarão mais esguios e elegantes ao ponto de, com uma mão, o nosso polegar chegar facilmente aos 4 cantos do ecrã, tal como um dia Steve Jobs referiu como sendo a forma correta de usar um smartphone.