É certo e sabido que a Apple tem tido um cuidado exemplar no que toca na segurança dos utilizadores e dos seus dados. A cada nova versão do iOS surgem novas medidas de proteção, evitando o acesso não autorizado aos equipamentos e aos dados que eles contêm.
O iOS 11.4 está em testes há algum tempo e descobriu-se agora uma novidade não documentada. Este sistema irá bloquear a porta Lightning em equipamentos que estejam mais de 7 dias sem ser desbloqueados.
Há já algum tempo que a Apple tem tomado medidas diretas para proteger o iPhone de acessos indevidos, muitas vezes das próprias autoridades. São pequenas alterações, mas que garantem níveis de proteção elevada, com benefícios óbvios.
A mais recente medida vem no iOS 11.4, ainda em desenvolvimento e testes, e vai impedir o acesso à porta Lightning a qualquer dispositivo, podendo apenas ser usada para carregamento.
Com esta novidade vai conseguir impedir que sejam realizados backups para o iTunes, que depois poderiam ser usados para para descobrir o código de acesso dos equipamentos.
A descoberta da novidade, o USB Restricted Mode, ficou a cargo da empresa de segurança Elcomsoft, que a publicou no seu blog. Esta é uma novidade que até tinha já estado presente em versões beta do iOS 11.3, mas acabou por ser removida.
To improve security, for a locked iOS device to communicate with USB accessories you must connect an accessory via lightning connector to the device while unlocked – or enter your device passcode while connected – at least once a week
Esta é a resposta da Apple a todas as empresas que têm apresentado soluções para desbloquear o acesso ao iPhone mesmo em situações que se pensavam impossíveis, quer seja por software quer por hardware.
A proteção agora implementada vai ainda mais longe e impede a comunicação mesmo com o iTunes, em equipamentos já autorizados, protegendo de forma única o iPhone.
Otherwise, the Lightning port will lock down to charge only mode. The iPhone or iPad will still charge, but it will no longer attempt to establish a data connection. Even the “Trust this computer?” prompt will not be displayed once the device is connected to the computer, and any existing lockdown records (iTunes pairing records) will not be honoured until the user unlocks the device with a passcode.
Depois de vermos surgir vários novos níveis de proteção, a Apple dá mais um passo decisivo e bloqueia o acesso a equipamentos que estiverem sem utilização, obrigado a um desbloqueio com sucesso, quer por PIN quer por impressão digital ou FaceID.