A Apple tem procurado por todos os meios proteger os dados dos seus utilizadores, dando para isso novas funcionalidades aos seus sistemas operativos. A mais recente chegou no iOS 12 e no iOS 11.4 e vai impedir o acesso à porta USB do iPhone.
Esperava-se que esta medida fosse realmente segura e que durasse muitos anos a ser quebra. A verdade é que já existem empresas que afirmam ter conseguido quebrar esta nova proteção.
Uma das novidades que a Apple colocou no iOS 12 e no iOS 11.4 foi uma proteção contra o acesso indevido à porta de comunicação de dados. Com isto pretende proteger os utilizadores contra ferramentas de acesso não autorizado.
Esperava-se que isto impedisse que algumas empresas conseguissem desbloquear o iPhone e que vendessem essa tecnologia. A Grayshift era uma dessas empresas, que agora sabe-se que terá já conseguido ultrapassar estes bloqueios.
A Grayshift já fez a prova futura da sua tecnologia e afirmou que já contornaram este recurso de segurança na sua versão beta. Além disso, a GrayKey incorporou recursos futuros que começarão a ser aproveitados com o passar do tempo.
Esta informação veio de um especialista forense que tem contactos próximos com a Grayshift e que teve acesso a informação interna da empresa, partilhada já em junho deste ano.
A Grayshift tem relações próximas com as forças policiais de vários países, entre elas o FBI, e sabe-se que antes da introdução do USB Restricted Mode no iOS conseguia desbloquear qualquer iPhone.
Caso se confirme que o USB Restricted Mode tenha sido quebrado pela Grayshift, cai assim por terra uma das mais importantes novidades das últimas versões do iOS e que se preparava para garantir novos níveis de segurança aos utilizadores.