Pplware

FBI pagou mais de 1,3 milhões de dólares para desbloquear iPhone

A luta entre o FBI e a Apple ficou terminada quando o primeiro conseguiu encontrar uma forma de aceder aos conteúdos, recorrendo a técnicas que não quis revelar.

Mas o desbloqueio deste iPhone teve um custo, que se soube agora ter sido bem elevado. O FBI terá pago mais de 1,3 milhões de dólares para conseguir aceder aos dados.

Nunca ficou clara a forma que o FBI usou para conseguir aceder aos dados do iPhone do atirador de San Bernardino. Se inicialmente se julgava que teria recorrido à empresa Israelita Cellebrite, depressa se percebeu que a fonte usada era outra e que esta não seria revelada, tendo sido provavelmente usado um grupo de hackers.

Mas o director do FBI, James Comey, revelou recentemente que a compra do software que foi usado para aceder a estes dados teve um custo bem elevado. Numa conferência de segurança, que decorreu em Londres, James Comey foi questionado sobre o valor que teria sido pago e a sua resposta foi bem clara.

A lot. More than I will make in the remainder of this job, which is seven years and four months for sure.

But it was, in my view, worth it.

Com base nesta resposta foi simples chegar ao valor de 1,3 milhões de dólares, o que corresponde a 1,1 milhões de euros. James Comey tem um ordenado anual de 183.300 dólares (162.500 euros). Sem bónus ou qualquer aumento este valor o valor calculado é então os 1,3 milhões de dólares.

Os dados obtidos compensaram o valor pago?

Segundo James Comey o valor que foi pago foi facilmente recuperado e compensou. A informação obtida foi relevante para o FBI, apesar de não ter entrado em pormenores. A verdade é que a maioria da informação que tem surgido tem revelado que tudo o que o FBI acedeu não foi relevante para o caso e nenhuma da informação pode ser usada.

Mas há algo bem mais importante que o FBI pode usar, para além da suposta informação obtida. O software comprado permite que o FBI possa facilmente aceder agora a qualquer iPhone 5C que necessite de aceder e que esteja a correr o iOS 9, dispensando assim a Apple e novos processos em tribunal.

Apesar de ter conseguido levar a melhor neste caso, o FBI tem já outros processos preparados para tentar forçar a Apple a fornecer dados sobre outros iPhones em outros casos. É provável que nestas situações não possa recorrer à aplicação e por isso tenha de, novamente, arrastar a Apple para tribunal.

Exit mobile version