Quando falamos em Apple, falamos numa conceituada empresa, conhecida pela elegância e impacto dos seus produtos. Mas sabemos que outros produtos, também elegantes e com impacto, vieram fazer frente à gigante de Cupertino.
O que não sabemos é quem sairá vencedor, ou se haverá vencedores. No entanto, quem já veio dar o seu parecer foi Trip Hawkins que exerceu funções como Director de Estratégia de Marketing na Apple nos anos 80 e actualmente é fundador da Digital Chocolate.
Segundo Hawkins a empresa de Steve Jobs é como o Império Romano: Neste momento está no top e a sua queda pode demorar um ou dois anos.. mas é certa!
Para Hawkins a Apple está, neste momento a viver o seu melhor momento, está no ápice da sua existência enquanto empresa. Mas ele também refere: “Se olharmos para qualquer instituição da História, se olharmos para o Império Romano, qualquer coisa na História e o que acontece depois de eles alcancarem o topo… A Apple está no topo. O seu CEO ainda está vivo… Eles inventaram um tablet muito importante e fizeram muito bem em reinventar o iPhone. Deram uma nova vida ao Mac.. Têm um óptimo marketing. Isto é tudo o que a Apple tem de melhor.. será que pode ficar melhor?”
O ex-Director da empresa do iPad refere que Steve Jobs não é imortal e basicamente tudo na Apple gira à volta do seu CEO, mas que ninguém poderá ocupar o seu lugar de forma majestral quando o CEO já não estiver presente, não importando o quão bons sejam os substitutos (lembra-se de Tim Cook?).
Por fim e como uma espécie de cereja no topo do bolo, Hawkins critica a Apple por esta não se interessar em desenvolver jogos em Flash, preferindo HTML5 que, na sua opinião, não tem tanta flexibilidade quanto o produto da Adobe. Trip Hawkins acredita mesmo que esta adopção foi um equívoco e que os jogos podem ser muito melhor desenvolvidos através do Flash. [via]
Será o Steve Jobs a verdadeira chave de sucesso da Apple?