Pplware

E se a Apple lançar um iPad de 12,9 polegadas híbrido?

Os rumores mais recentes apontam para que se realize na próxima semana outro evento de apresentação da Apple. Este será dedicado ao iPad e a outras produtos da Apple, mas será o tablet a ter um lugar de destaque principal.

Se as novas especificações e as novas funcionalidades são já quase conhecidas, tem surgido um rumor cada vez mais insistente e que dá conta de um novo iPad.

Falamos do iPad de 12,9 polegadas que agora surge como podendo vir a correr as duas versões dos sistemas operativos da Apple.

É quase garantido que esta nova máquina não vai surgir no próximo evento da Apple, mas é cada vez mais provável que venha a ser uma realidade já em 2015.

Este novo iPad, de dimensões elevadas, está já em testes e existe em duas versões muito similares, mas ao mesmo tempo completamente distintas.

A primeira é apenas uma versão “maior” do iPad, mantendo-se toda a sua base inalterada, sendo apenas alteradas as dimensões do ecrã e dos componentes que o compõem.

O real interesse surge agora na segunda máquina de testes, que segundo rumores tem a capacidade de correr quer o iOS quer o sistema operativo de desktop da Apple, o OSX.

Para já, e a fazer fé no que o site DigiTimes publicou, estas máquinas estão ainda em fase de protótipo de não existe qualquer certeza de chegarem ao mercado.

Devido à sua mais simples criação e até construção, o mais provável é que apenas o iPad “maior” seja comercializado, e até já no início do ano de 2015.

Espera-se que a sua produção seja iniciada logo no início do ano, para que a sua comercialização seja iniciada pouco tempo depois.

O interesse na versão híbrida do iPad de 12 polegadas estaria mesmo na sua capacidade única de correr qualquer um dos dois sistemas operativos. dando acesso por um lado à simplicidade do iOS e por outro à capacidade de trabalho e a todas as aplicações do OSX.

A aproximação entre estes dois sistemas, com o surgir de funcionalidades que até há pouco eram exclusivas de cada um, mostram que a Apple está a seguir um caminho de unificação de interfaces e de funcionalidades.

Neste cenário esta máquina poderia fazer algum sentido e até conseguir concorrer com algumas propostas que os concorrentes directos da Apple têm estado a apresentar.

Sendo uma máquina que teria de correr dois sistemas operativos criados para arquitecturas diferentes, parece pouco lógico que a Apple venha a criar e a comercializar tal máquina, mas não é de colocar de parte a possibilidade de surgir uma versão do OSX para ARM.

Por outro lado iria haver uma necessária adaptação das aplicações para a nova interface e para a nova forma de interagir com este equipamento.

Algo que não é de esquecer é também os rumores de um Macbook Air de 12 polegadas que afinal pode muito bem ser uma versão adaptada do iPad, trazendo para o universo Apple aquilo que a Microsoft já tem com o Surface Pro 3.

Exit mobile version