Uma das grades capacidades do OS X é a estabilidade independentemente do número de aplicações em actividade. De tal forma que vamos abrindo várias, vamos acumulando apps abertas até nos apercebermos que estão muitas que já não nos fazem falta.
Por vezes precisamos de as fechar todas de uma só vez, pois andar a fechar uma a uma leva o seu tempo e tempo é dinheiro! Para ganhar tempo e por sua vez dinheiro, que tal usar uma ferramenta do próprio Mac OS X para fazer essa tarefa?
O que lhe trazemos hoje é uma solução solicitada por vários leitores do pplware.com. Cada um com a sua necessidade mas todos com a mesma esperança, que haja uma app que faça isso. De facto haver há, já falámos em 2011 em duas destas opções, primeiro falámos na Close All Open Applications e mais tarde foi a vez da RedQuits. Hoje a dica é muito mais interessante, vamos usar o Automator para produzir essa ferramenta. Por isso é que o Mac OS X é tão especial, traz tudo lá dentro, basta adaptar.
Esta pequena ferramenta “fechar-todas-as-apps” é o que vamos produzir a seguir.
1º Passo
Abra o Automator, que está na sua pasta de aplicações ou no caminho Applications/Utilities/. Para ser mais rápido faça uma pesquisa no Spotlight por Automator.
2º Passo
Com o Automator aberto escolha a opção Aplicação e clique no botão Escolher.
3º passo
Agora verá uma barra de pesquisa e escreva “Sair”. Aparecerão duas opções, escolha a opção “Sair de todas as aplicações” e arraste esse opção para o lado direito.
4º Passo
Guarde o workflow como uma aplicação e dê o nome de “Fechar tudo”.
Tenha em atenção este passo: para gravar logo o nome e a localização desta app, clique no cimo da janela, tal como vê na imagem, e aí escolha um novo nome e a localização. Eu escolhi logo a pasta Aplicações para descarregar essa app.
Sugestão: Altere o ícone da app, se a for colocar na Dock ficará melhor com uma imagem dedicada.
Depois de ter gravado a app “Fechar tudo” na pasta Aplicações, arraste-a para a Dock. tenha em atenção que ela fará mesmo aquilo que está a pensar, ela vai fechar tudo sem apelo nem agravo. Algumas aplicações podem perguntar se quer gravar os trabalhos abertos, outras tenha o sistema de restauro activo para recuperar tudo tal como estava quando fechou o OS X.
Se não quiser a app na Dock, se preferir ter um processo ou serviço e ter a opção ou no menu de contexto ou num sitio qualquer e ter teclas de atalho para executar a acção, funciona da mesma forma.
E pronto, agora verá no menu de contexto do Finder que estará lá esta app. Experimente e diga lá se o Automator não é fantástico?