Dêem largas à criatividade com a app Ideias Musicais da Apple
Cada vez mais os smartphones são ferramentas essenciais de trabalho, que nos acompanham para todo o lado e que podemos usar em qualquer momento.
Se estão firmados no que toca à parte escrita, com a tomada de notas ou a escrita de documentos, surge agora uma nova área onde podem dar cartas. Falamos da vertente áudio, que está agora mais rica com a app Ideias Musicais da Apple!
Com todas as capacidades de captura de áudio que podemos ter, quer seja num iPhone, iPad ou iPod Touch, estes são ferramentas únicas para podermos criar as nossas peças musicais.
Se a Apple já disponibiliza algumas ferramentas para trabalhar a componente áudio, agora tudo muda com a chegada da aplicação Ideias Musicais.
Esta quer ser o seu bloco de notas onde podem anotar, no formato áudio, todas as vossas ideias musicais, quer seja um novo acorde que inventem ou uma nova letra que espera apenas a chegada do ritmo certo para a acompanhar.
Capture ideias musicais num instante
Com a mesma simplicidade de outras ferramentas Apple, esta aplicação apenas precisa de ser lançada e alimentada com o áudio que querem gravar, seja de uma guitarra, piano ou simplesmente a vossa voz. A gravação será feita em formato não comprimido e de elevada qualidade.
De seguida só precisa de lhe adicionar um nome, as suas etiquetas e notas para posterior consulta. Esta gravação vai de imediato alimentar a sua biblioteca de notas musicas.
Mas a app Ideias Musicais trabalha de forma automática e vai também avaliar o andamento, o ritmo e os acordes, permitindo que o utilizador oiça as suas notas instantaneamente, acompanhadas por uma secção rítmica virtual de percussão e baixo.
A partilha e a pós-produção
Como a Internet é hoje um palco global, rapidamente vão poder partilhar as vossas novas criações musicais, que ainda são apenas projectos, com qualquer amigo ou outro potencial artista. Para isso a aplicação Ideias Musicais permite que as obras criadas sejam enviadas directamente para o SoundCloud, YouTube ou Apple Music Connect.
Mas se a vossa ideia musical precisar de ser ainda trabalhada, melhorada ou simplesmente ver adicionados outros instrumentos, o Ideias Musicais está ligado ao iCloud, onde pode ser acedido de qualquer outro dispositivo Apple.
Isto significa que, por exemplo, será simples trazerem estas pistas para o GarageBand, no Mac ou no iPhone/iPad, ou para o Logic Pro X, onde podem depois fazer uma produção multi-faixa completa.
A Apple conseguiu, mais uma vez, pegar numa ideia simples e criar uma ferramenta completa e muito fácil de usar. Ao recolherem as vossas ideias músicais conseguem dar largas ao processo criativo, em qualquer lugar ou em qualquer momento.
Basta transformar as vossas ideias em áudio para que depois as possam trabalhar e tornar realidade!
Ideias Musicais
Este artigo tem mais de um ano
Muito bem… só a Apple!
noto um pouco de ironia 😀
Lol, já cá faltava..
App demasiado básica e desnecessária. Com o GarageBand Faz-se muito mais, ainda com a possibilidade de exportar o projecto para Logic Pro, Pro Tools, etc… Mas sem dúvida que no que toca a criatividade e qualidade, a Apple.é imbatível! Basta olhar para o que ela fez com MainStage (nunca vi pianos acústicos mais realisticos, vale bem o dinheiro), com o Logic Pro ou então com o GarageBand. Apple é Apple e, sinceramente, não me interessa o que venham para aí dizer, que a Apple só cópia, etc…
Acho que o objectivo é ter uma forma de rapidamente gravar ideias em qualquer situação, não é para substituir o garageband, é para ser mais rápido para este tipo de coisas.
Mesmo assim, o GarageBand para coisas rápidas é mais que bom! Não é preciso mais App nenhuma 😉
creio que muita gente irá discordar. Quando uma ideia aparece do nada, imprevista, quer se ter a forma mais rápida e simples possível para “guardar”, pois a memória dessa ideia pode ser frágil ou a oportunidade ser de curta duração.
Depois de guardar a pessoa pode usar onde bem entender.
acho que muita gente irá discordar. Quando uma ideia aparece do nada, imprevista, quer se ter a forma mais rápida e simples possível para “guardar”, pois a memória dessa ideia pode ser frágil ou a oportunidade ser de curta duração.
Depois de guardar a pessoa pode usar onde bem entender.
Tá aí. É a única coisa que me faz sentir falta do iPad ou IPhone: apps de produção musical.
Só isso? Sistema operativo excelente e fluído, inúmeras apps e uma loja mais organizada (sem lixo, como nas concorrentes). E sim, apps de produção musical, quer no iOS ou OS X, são mais que excelentes. Não há OS nenhum que bata os da Apple em termos de produtividade, seja do que for…especialmente no mundo da produtividade musical 😉
A ideia é boa, a app nem por isso…
Testei ontem num ensaio… Se for para gravar uma coisa muito baixinho talvez resulte, agora para gravar uma bateria, ou uma guitarra com algum volume num amplificador é para esquecer. Sempre gravei ensaios de banda com o Voice Memos e nao tenho problemas, com esta App queixa-se logo do volume “alto” mesmo quando nao é la muito alto e a deteção de acordes no que foi gravado nem se fala, deu me 4 acordes diferentes enquanto so dei um…
O afinador nao testei muito mas identificou corretamente um Sol