O macOS, fruto de uma aposta clara da Apple, é hoje um dos sistemas mais seguros do mercado. As barreiras de proteção são fortes e dificilmente podem ser ultrapassadas. Agora, do que foi descoberto, há uma nova ameaça. O ransomware LockBit está a chegar aos computadores da Apple e a causar estragos.
Apple tem uma nova ameaça de segurança
Por norma, devido à segurança que a Apple coloca nos seus sistemas operativos, o ransomware ataca o Windows, o Linux ou máquinas virtuais. Esta é um verdadeiro problema para os utilizadores, que assim vêm as suas máquinas e os seus dados bloqueados até que um resgate seja pago.
Se o macOS estava até agora protegido, há notícias de que surgem as primeiras ameaças reais ao sistema da Apple. Falamos do conhecido ransomware LockBit, que surgiu agora em várias amostras, o que revela que estará já a ser testado para infetar esta nova plataforma.
"locker_Apple_M1_64": 3e4bbd21756ae30c24ff7d6942656be024139f8180b7bddd4e5c62a9dfbd8c79
— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) April 15, 2023
As much as I can tell, this is the first Apple's Mac devices targeting build of LockBit ransomware sample seen...
Also is this a first for the "big name" gangs?
@patrickwardle
cc @cyb3rops pic.twitter.com/SMuN3Rmodl
Ransomware LockBit descoberto a atacar o macOS
A informação que, entretanto, surgiu sobre este ransomware LockBit foi criado para os SoC Silicon da Apple, com o nome de compilação sendo “locker_Apple_M1_64”. Além disso, e a mostrar o impacto desta ameaça, foi também descoberto que existem versões para PowerPC.
O anúncio agora feito vem colocar o ransomware LockBit numa posição de destaque, ao ser a primeira proposta de elevado perigo a surgir para o macOS. Este já tinha sido visto no final do ano passado, mas surge agora como ativo e pronto a fazer estragos junto dos dados dos utilizadores.
Anyway, the archive in which this sample was included shown bundled date as March 20.
— MalwareHunterTeam (@malwrhunterteam) April 16, 2023
And they even have PowerPC builds...
pic.twitter.com/FRGZv8rtMA
Atenção a este ataque que agora se foca no macOS
Sendo um dos ransomwares mais ativos no mundo digital, vindo de um grupo baseado na Rússia, tem ganho uma forma e uma visibilidade ainda maior desde começou a ser oferecido como RaaS (Ransomware as a Service). Mediante um pagamento, qualquer grupo pode usar esta ameaça para visar computadores e assim exigir dinheiro para desbloquear os dados cifrados.
Esta é uma situação que traz para os utilizadores do macOS a necessidade de uma atenção especial. Com este novo ransomware o sistema da Apple fica vulnerável e exposto a potenciais ataques. Não se sabe ainda a forma como este se propaga, mas em breve muito mais será conhecido.