Pplware

Conheça o HomeKit da Apple e torne a sua casa inteligente

O Homekit é uma ferramenta desenvolvida pela Apple que permite realizar automação residencial a partir de um dispositivo iOS, tal como um iPhone, iPad ou tvOS (Apple TV). Apesar de ser fácil para o utilizador utilizar a aplicação, muitos recursos e funções podem estar ocultos.

Para aproveitar ao máximo esta ferramenta, hoje damos-lhe a conhecer tudo o que o Homekit pode oferecer.


Ao associar a aplicação aos dispositivos compatíveis, é possível organizar um verdadeiro ecossistema dentro da habitação. Vários elementos da residência passam a funcionar sozinhos de acordo com a programação desejada, formando um sistema de automação residencial completo. O utilizador poderá então programar o seu sistema para executar tarefas, tais como:

 

Automatizar a casa? Qual o objetivo?

Hoje em dia, muitos equipamentos e serviços oferecem funções integradas para tornar o acesso mais fácil para os utilizadores.

A ligação entre os equipamentos da residência com os dispositivos móveis otimiza as atividades diárias. Dessa forma, além de ter maior praticidade na sua rotina, o habitante pode adotar medidas o quanto antes, assim que identificar qualquer irregularidade.

Uma residência que possui, por exemplo, janelas de alumínio com persianas integradas pode utilizar um sensor de contacto de porta e janela para identificar em tempo real quando houver qualquer alteração no ambiente. Além de informar movimentos naquela assoalhada, esse sensor também mostra a temperatura, ajudando a manter o ambiente confortável.

É importante lembrar que só será possível ligar-se dispositivos inteligentes que sejam compatíveis com o aplicativo da Apple. É preciso verificar previamente se o componente eletrónico se encaixa nas definições necessárias.

Como configurar o iPhone

Para configurar o HomeKit pelo iPhone basta seguir alguns passos:

Para desativar uma automação também é simples. Basta abrir a aplicação e tocar no separador “automação”, em seguida é preciso selecionar a automação que será editada e desativar “habilitar esta automação” ou selecionar “excluir automação”.

O HomeKit precisa apenas de um dispositivo iOS, mas ao ser criada uma rede de dispositivos conectados para a automação da casa torna as tarefas mais simples e práticas e é uma forma de investir na segurança do imóvel.

Adicionar AppleTV ao sistema

Equipamentos como o Apple TV funcionam como uma porta de ligação segura entre os acessórios do Homekit e o dispositivo móvel iOS, sendo possível executar funções remotas através do Apple TV, tais como trancar a porta ou assistir os vídeos das câmeras de segurança.

Utilizar o iPad como substituto da Apple TV

Também é possível ligar um iPad ao sistema. Mas nesse caso o aparelho precisa estar na residência e conectado na mesma rede Wi-Fi que os outros dispositivos que fazem parte do sistema HomeKit. É importante que o software do iPad esteja atualizado para que funcione. Para fazer a configuração deste dispositivo como hub doméstico é necessário seguir alguns passos:

Controlar a app através da Siri

Através do Siri Remote, é possível conversar com a aplicação na Apple TV e solicitar que o HomeKit execute tarefas, tais como: conferir a temperatura no ambiente externo, ligar ou desligar o aquecedor e controlar a iluminação. Tudo isso pode ser feito, confortavelmente, a partir sofá da casa.

O uso da automação doméstica

A automação doméstica traz muitos benefícios, torna as rotinas mais simples, sendo em simultâneo uma forma lazer e segurança. Mas é importante ter atenção e cuidado. Relembramos que apenas produtos certificados e licenciados garantem o bom funcionamento.

Todos os dispositivos, gadgets e acessórios específicos para o sistema HomeKit da Apple podem ser adquiridos através da iServices.

Leia também…

Exit mobile version