Ciclos de atualização cada vez mais longos têm sido um desafio para todas as marcas Premium de smartphones, com um número crescente de consumidores a sentir que a diferenciação relativamente limitada entre os modelos, de um ano para o outro, não justifica os preços elevados e a troca de equipamento.
Os fabricantes podem ficar desagradados porque vendem menos, mas esta realidade é bastante favorável ao nosso Planeta!
Utilizadores que compram iPhone ficam com eles durante vários anos…
De acordo com dados mais recentes de um estudo realizado pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) os proprietários de iPhone têm vindo a preferir manter o seu equipamento por um tempo cada vez mais prolongado.
A maioria dos compradores de iPhone troca para um novo equipamento a cada 1-2 anos, mas a proporção daqueles que o fazem com menos regularidade tem vindo a aumentar desde 2016. O estudo mostra-nos que a percentagem por esta opção aumentou de forma constante nos últimos quatro anos: de 12% no primeiro trimestre de 2016, para 28% no primeiro trimestre de 2020.
Reparar o equipamento, em vez de comprar um novo, é a opção destes utilizadores, uma vez que está comprovado que este tipo de smartphones conseguem manter uma boa performance durante quatro ou cinco anos. E está provado também que esta opção é muito mais favorável ao nosso planeta. Sabe-se que 85% a 95% das emissões de CO2 estão associadas à extração dos materiais raros necessários à produção de novos smartphones. Assim, uma boa forma de proteger o futuro do nosso planeta – ou, pelo menos, ter um contributo para a causa – passa, exatamente, por investir na durabilidade do nosso equipamento.
Um ecrã partido, uma câmara avariada ou uma bateria que já não dura um dia inteiro, não são razões para trocar de smartphone. Estes tipos de problemas são possíveis de solucionar em breves minutos.E quando se opta por investir na reparação e na manutenção dos equipamentos – sejam um iPhone ou qualquer outra marca – está-se a contribuir para diminuir a pegada ecológica!
Em Portugal, por exemplo, iServices é uma das empresas de referência na área de reparação de equipamentos.