Pplware

Como usar e configurar o Tempo de ecrã no seu iPhone ou iPad

Podemos atualmente não achar relevante o facto de estarmos permanentemente a receber notificações e de minuto a minuto estarmos a levantar o smartphone para ver “novidades”, mas isso está a complicar-nos a vida. Por isso a Apple lançou no iOS 12 a funcionalidade Tempo de ecrã.

Hoje vamos ensinar a usar e configurar o Tempo de ecrã no iPhone ou iPad.


A Apple apresentou uma série de inovações e melhorias no iOS 12, tal como mostrámos no passado mês de maio. Algumas dessas novidades foram evoluções de outras funcionalidades já conhecidas, representando saltos tecnológicos interessantes, onde o Tempo de ecrã surge integrado.

 

Para que serve o Tempo de ecrã?

A função Tempo de ecrã monitoriza o quanto o utilizador usou o seu iPhone ou iPad. A função também oferece a possibilidade do proprietário do dispositivos Apple poder programar horários em que não deve usar aplicações. Além disso, com esta nova ferramenta é agora possível definir um tempo máximo para usar tipos específicos de apps, como por exemplo apps de jogos.

 

Controlo parental

Claro que grande parte das vezes os pais queriam que os filhos tivessem regra na utilização dos tablets ou dos telefones. Aqui é outra área onde podem usar o Tempo de ecrã como um recurso de controlo do iPhone ou iPad do seu filho.

Este recurso é novo no iOS 12, portanto, deverá estar disponível daqui a mais ou menos 15 dias, lá para meados de setembro.

 

Como encontrar as configurações do Tempo de ecrã

Para encontrar as configurações da funcionalidade Tempo de ecrã, vá a Definições > Tempo de ecrã. A opção “Tempo de ecrã” está logo por baixo da opção “Não incomodar”, na parte superior da lista de Definições.

Se só encontrar a opção “Ativar o ecrã” e a ferramenta “Tempo de ecrã” não tiver dados, isso é porque o Tempo de ecrã está desativado no dispositivo.

Pode tocar em “Ativar tempo de ecrã” para o ativar, mas será necessário aguardar que o iPhone ou o iPad consigam recolher dados sobre como e quando usa o seu dispositivo. Depois poderá ver os relatórios feitos pelo iOS.

 

Como podemos ver os relatórios

Para exibir os relatórios sobre o uso do tempo de ecrã, toque nas opções de relatório na parte superior do menu tela de ecrã. Na parte superior desse menu, poderá optar por ver um relatório apenas do dia de hoje ou dos últimos sete dias.

Também pode tocar na opção “Dispositivos” no canto superior direito do ecrã e selecionar os dispositivos nos quais deseja ver os relatórios.

Por exemplo, se tiver um iPad e um iPhone, selecione “Todos os dispositivos” e verá um relatório combinado que mostra o quanto o utilizador usou os dois dispositivos. Também pode selecionar um único dispositivo para ver apenas o relatório de uso.

O gráfico aqui mostra o quanto o utilizador usou o seu dispositivo nas últimas 24 horas ou na semana passada. Pressione a barra (uma pressão longa) se quiser ver exatamente quanto tempo ela representa.

Estes dados também são divididos pelo tipo específico de aplicação, para que o utilizador possa ver quanto tempo gastou a usar aplicações de leitura, ferramentas de criatividade, redes sociais e jogos. Esta ferramenta diz-lhe exatamente como o utilizador está a usar o seu tempo.

Outras informações mostradas aqui incluem um comparativo do uso do dia e uma comparação com o uso diário médio, a duração da sessão mais longa em que usou no dispositivo no dia corrente e o tempo total que gastou usando o dispositivo na última semana.

Veja abaixo o gráfico do Tempo de ecrã para mais informações. Na seção “Mais utilizadas”, o utilizador verá quanto tempo gasta a utilizar apps específicas. Também pode saber mais ao tocar em “Ver categorias” para ver há quanto tempo usa tipos específicos de aplicações.

Na seção “Ativações do Ecrã”, pode ser visto o número de vezes que o utilizador pegou no seu smartphone ou tablet no dia ou na última semana. Também verá com que frequência agarrou no dispositivo e as vezes em que o usava com mais frequência.

Na seção “Notificações”, verá quantas notificações recebe, quando chegam e de quais as aplicações responsáveis. Isso pode fazer com que consiga perceber quais as apps que incomodam mais, as que retiram mais tempo da nossa atenção e isso poderá ajudar a definir melhor o tempo de uso dessa ou dessas apps.

 

Como agendar o tempo de pausa

O Tempo de ecrã permite agendar o “tempo de pausa” ao receber somente chamadas telefónicas e usar apps permitidas explicitamente. Por exemplo, o utilizador pode querer configurar o tempo de pausa durante as horas em que deverá estar a dormir, o que evitará que o smartphone ou tablet seja levado para a cama naquelas horas que deveria dedicar ao sono.

Para agendar o tempo de pausa, toque em “Tempo de pausa” na página principal desta ferramenta e ative a opção “Tempo de pausa”. Defina os seus horários de início e fim desejados neste menu.

Esta configuração será sincronizada com todos os dispositivos com os quais o utilizador tiver feito login usando a mesma conta do iCloud, e verá uma notificação de inatividade cinco minutos antes do tempo de inatividade programada.

Quando o tempo de pausa chegar, todos os ícones das aplicações, no ecrã inicial (excepto os que têm permissão de atividade, como o Relógio, Configurações e Safari) ficarão esbatidos.

O utilizador ao tocar num destes ícones irá ver uma mensagem que diz que atingiu o seu limite de tempo. Pode tocar em “Ignorar limite” para abrir as aplicações à “revelia” dos limites que impôs.

Isso irá dizer ao iPhone ou iPad que quererá ser lembrado para parar em 15 minutos ou ignorar o limite para o dia presente de forma permanentemente.

Afinal, é o seu dispositivo e pode fazer com ele o que entender! Esta ação não bloqueará as suas aplicações. O recurso foi criado para oferecer uma ajuda útil se assim desejar.

 

Como definir limites das aplicações

O sistema operativo iOS agora permite que o utilizador defina limites de tempo para categorias específicas de aplicações. Por exemplo, agora o utilizador pode limitar-se a apenas 30 minutos de jogos por dia, ou apenas uma hora dentro de apps de redes sociais. Esses limites são redefinidos todos os dias à meia-noite.

Para configurar esta opção, toque em “Limites para aplicações” na página “Tempo de ecrã” e, em seguida, toque em “Adicionar limite”.

Escolha uma ou mais categorias de aplicações e toque no botão “+”. Também pode selecionar “Todas as aplicações e categorias”, é logo a primeira opção, se quiser limitar o seu tempo em todas as aplicações existentes no seu iPhone ou iPad, em vez de tipos específicos de apps.

Por fim, selecione o tempo máximo que deseja gastar nestas aplicações todos os dias. Pode escolher diferentes quantidades de tempo para diferentes dias da semana, se quiser.

Por exemplo, pode querer ajustar o tempo de utilização dos jogos e outras apps que desperdiçam tempo no fim de semana.

Como no tempo de pausa, mesmo quando o utilizador excede o limite de tempo, ainda pode ignorar o limite de tempo e usar a aplicação, se desejar. Estes limites são projetados apenas para ajudar o utilizador a fazer planos e usar os mesmos quando desejar.

 

Como escolher aplicações sempre permitidas

O Tempo de ecrã permite que sejam definidas aplicações “Sempre permitidos”, mesmo durante o tempo de pausa ou se o utilizador excedeu os limites de tempo da aplicação.

Por exemplo, as aplicações Telefone, Mensagens e FaceTime serão sempre permitidas por predefinição, garantindo que o utilizador ainda pode comunicar.

Para configurar esta lista de aplicações, toque na opção “Sempre permitidas” na página Tempo da ecrã. Pode adicionar e remover aplicações da lista. Pode remover Mensagens e FaceTime das apps sempre permitidos, se desejar, mas a app Telefone é essencial e não há como a restringir.

 

Como configurar restrições de Conteúdo e privacidade

As restrições de conteúdo e privacidade, embora disponíveis em Tempo de ecrã, são mais parecidas com controlo parental. Esta opção permite que o utilizador defina limites nas compras na App Store, restrinja determinados tipos de sites e impeça que alguém com o iPhone ou iPad altere as definições do sistema. Muitas dessas opções estavam disponíveis anteriormente em Definições > Geral > Restrições.

Para definir restrições de conteúdo e privacidade, toque em “Restrições de conteúdo e privacidade” na página Tempo de ecrã. Será solicitado a definir um PIN, o que impede que as pessoas alterem essas configurações sem a sua permissão.

Isso é particularmente útil num iPad partilhado, por exemplo. Pode então ativar a opção “Conteúdo e Privacidade” e configurar as opções desejadas aqui.

 

Como definir uma palavra-passe no tempo de ecrã

Os pais também podem usar as opções Tempo de ecrã para bloquear um dispositivo. Por exemplo, pode ativar o tempo de pausa no iPad de uma criança para impedir que esta use a maioria das aplicações durante o horário de dormir ou configurar limites de apps para impedir que as crianças joguem o dia todo.

Para fazer isso, toque em “Usar código do Tempo de ecrã” e escreva a palavra-passe. Ninguém pode obter mais tempo quando o limite de tempo de uma aplicação expira ou modificar as definições de tempo de ecrã sem essa palavra-passe.

 

Como usar o tempo de ecrã com a conta de uma criança

O tempo de ecrã integra-se na partilha Familiar da Apple. Se tiver uma ou mais contas de criança na família, poderá visualizá-las na seção “Família”.

Toque numa conta para ativar o Tempo de ecrã, o que permitirá que visualize relatórios sobre o uso do dispositivo dos seus filhos e defina limites, se desejar.

 

 

Como desativar o tempo de ecrã

Se não gostar do Tempo de ecrã e não quiser usar esses recursos, poderá desativá-los. Isso impedirá que o seu iPhone ou iPad acompanhe o modo como usa o seu dispositivo. Não poderá ver os relatórios e o SO do dispositivo também excluirá imediatamente os dados recolhidos.

Desativar o Tempo de ecrã também impedirá que o dispositivo mostre a notificação de Relatório semanal quando o iOS gerar um novo relatório de tempo de ecrã.

Para desativá-lo, vá até a parte inferior da página Tempo de ecrã e toque na opção “Desativar tempo de ecrã”. O seu iPhone ou iPad excluirá os seus dados de utilização recolhidos e parará de os monitorizar. Pode voltar aqui e reativar o Tempo de exibição no futuro, se quiser.

 

Em resumo…

Este tipo de ferramentas parece vir para ficar e começa a ter em vários sistemas operativos uma grande importância. Não será de estranhar que a Apple, neste caso, comece a aumentar as possibilidades de monitorização para que o utilizador decida o que quer ou não que o importune.

O controlo parental é outro ponto que cada vez mais as pessoas estão atentas e interessadas. Afinal, cada vez somos mais viciados nos smartphones e tablets.

 

Leia também:

Exit mobile version