Pplware

Como ter o modo Retrato num iPhone que não tem essa função

A Apple introduziu no iPhone 7 Plus uma nova funcionalidade que tem criado alguma tendência nas fotos tiradas nos iPhones. O modo Retrato.

O modo Retrato recorre às duas câmaras no iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X para criar um efeito de profundidade de campo. Mas e para os iPhones que não têm essa opção, podemos ter alternativa? Sim podemos e vamos mostrar como.


Modo Retrato

A Apple lançou há cerca de um ano o modo Retrato. Este modo recorre às duas câmaras no iPhone 7 Plus, iPhone 8 Plus e iPhone X para criar o tal efeito de profundidade de campo.

Isto permite criar uma fotografia que deixa o objeto fotografado nítido, criando um fundo esbatido apelativo.

Em baixo alguns exemplos tirados nos iPhones com suporte para este modo:

A par do efeito de profundidade com o iPhone 8 Plus ou o iPhone X, também pode adicionar efeitos de luz apelativos à sua imagem. Além disso, a câmara TrueDepth no iPhone X também lhe permite tirar uma selfie no modo Retrato.

 

Podemos ter o “efeito de profundidade” num outro iPhone?

Sim é possível algo “similar”. O efeito de profundidade que tira proveito das lentes existentes para este objetivo não está disponível noutros iPhones a não ser “contornar” esta ação nativa e recorrer a software.

Podemos então usar aplicações de edição de imagem, um pouco como fazem todos os outros telefones que não têm uma câmara Teleobjetiva.

Existem vários, mas hoje deixamos um que é muito interessante e gratuito.

 

Patch: Editor Inteligente de Retratos

Se está interessado em experimentar esta nova moda de tirar fotografias com um desfoque de plano, podemos usar a app Patch para criar esse efeito de profundidade.

Esta app de edição de imagem permite ao utilizador criar efeitos de profundidade artísticos para os seus retratos. Patch usa uma rede neuronal para automaticamente desfocar as suas fotos criando um efeito similar à experiência profissional que recorre a câmaras DSLR e lentes que mecanicamente produzem esses efeitos.

Funcionalidades:

Com a introdução do tal efeito “bokeh” a importância deste novo modo artístico de fotografar exigiu que certos sites e empresas de testes de câmaras criassem uma nova “classificação” para as novas câmaras e daí nasceu o bokeh.

Obs.: Esta app é gratuita, contudo, coloca no resultado final uma pequena marca de água. Para remover a marca de água deverá pagar 2,29€

 

Mas o que é o bokeh?

Bokeh, palavra que provém do japonês boke ぼけ, “blur”, é um termo usado na fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas.

Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são frequentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário.

 

Leia também:

Exit mobile version