Pplware

Como ativar manualmente a leitura e escrita NTFS no macOS

Tem um disco externo formatado com o sistema de ficheiros NTFS, que por acaso é o mesmo sistema que o Windows usa, e quando chega ao seu Mac consegue ler os ficheiros mas não consegue escrever dentro dessa drive?

A razão é simples. A Apple tem um sistema de ficheiros que se chama Mac OS Extended (HFS+) que é diferente do sistema NTFS e por isso tem essa “dificuldade”. As pessoas para contornar esta suposta limitação dos Mac instalam aplicações de terceiros, mas quem tem um Mac sabe que existe solução nativa para praticamente tudo… sim, até para ativar manualmente a leitura e escrita do NTFS no macOS. Vamos então ver como se faz isso.


Antes de mais era importante que percebesse um pouco sobre os diferentes sistema de ficheiros que existem nos vários sistema operativos e como estes, ao longo dos anos, foram evoluindo. Com isso, a compatibilidade e o suporte foi modificando assim como certas características. Por exemplo, um disco externo, ou uma pen formatada com o sistema Fat32 não suporta ficheiros maiores que 4GB. Muita gente desconhece, insistindo em colocar um filme e irrita-se porque dá erro sem saber a razão.


Façam o favor de ler este artigo que explica um pouco sobre isso e pode ser muito útil:


Apple troca HFS+ por APFS depois de 20 anos

Também é importante mencionar que a Apple está a dar um novo salto no que toca ao sistema de ficheiros no seu próximo sistema operativo, ou na próxima evolução do macOS, neste caso o High Sierra. Na keynote do passado dia 5 de junho, no WWDC, a Apple referiu que introduziu já o sistema de ficheiros Apple File System (APFS).

O intuito da empresa de Cupertino ao criar o APFS foi para melhorar a integração das suas diferentes plataformas, entre elas o iOS, macOS, tvOS e watchOS. Estas, embora sendo diferentes entre si, partilham vários recursos e têm políticas que são geridas e protegidas de forma comum.

O sistema atual, o chamado HFS+, data de 1998. Foi sendo modernizado, mas está antigo e os modernos suportes de armazenamento SSD anseiam por um sistema igualmente moderno e rápido. Outro ponto fundamental para este salto foi a questão da segurança. Assim, a Apple torna o seu sistema de ficheiros muito mais consistente e controlado, especialmente em relação à criptografia de dados.

 

Como ativar manualmente a leitura e escrita NTFS no macOS?

Primeiro, assegure-se que a sua drive NTFS tem apenas um nome singular e a seguir vá a Aplicações > Pasta Utilitários e lance o Terminal (por norma chamo o Spotlight e basta escrever terminal, enter e já está).

1: Abra o Terminal, escreva (ou cole esta linha) e dê Enter:

 sudo nano /etc/fstab

2: O Terminal deverá agora mostrar a janela do editor para o ficheiro fstab, onde poderá inserir tudo o que a seguir disponibilizamos. Assegure-se que muda a palavra NAME para o nome da sua drive (é sensível se for maiúsculas ou minúsculas, tenha isso em atenção):

LABEL=NAME none ntfs rw,auto,nobrowse

Quando acabar clique nas teclas Control-X para sair e depois letra Y e Enter. Agora desmonte a sua drive NTFS e anexe-a de novo. Quando fizer isso, o sistema já não o mostrará imediatamente no Finder.

3: Para a voltar a ver, abra de novo o Terminal e execute o seguinte comando, para o revelar no diretório de volumes ocultos onde o sistema monta todas as unidades anexadas:

 open /Volumes

Nas pastas que abriu, poderá ver o volume NTFS montado e poderá agora copiar ficheiros para dentro desse volume e gerir o mesmo, tal como o poderia fazer numa máquina Windows que reconhece esses sistema de ficheiros como nativo.

Se precisar de ter acesso a este volume frequentemente, poderá arrastar o mesmo para a barra lateral ou fazer um atalho da sua localização e colocar, por exemplo, na Dock. Pode igualmente tratar a mesma como se fosse uma pasta comum, depois explore as potencialidades.

 

Em resumo…

Claro que este recurso não terá o mesmo desempenho de leitura e escrita NTFS que os utilizadores Windows terão numa máquina Windows, até porque estamos a correr um sistema sobre outro, podendo eventualmente ser mais lento, mas a vantagem é não ter de instalar software de terceiros porque o macOS tem isto tudo lá dentro.

Exit mobile version