Como todos sabemos, o iTunes faz parte do Mac OS X e é um poderoso reprodutor de conteúdos multimédia, com um vasto conjunto de funcionalidades, É amado por alguns e detestado por muitos mais. Para as pequenas tarefas de ouvir música, por exemplo, estar a ligar o iTunes é aborrecido e muitos utilizadores optam por instalar alternativas.
Já falámos aqui no pplware.com no Cog e no Vox, duas extraordinárias alternativas e amplamente utilizadas pelos Mac users. Mas há outras ferramentas, que também já falámos que permitem reproduzir música, mas para o exemplo que se segue, essas são suficientes. Queria hoje deixar-vos uma aplicação que conheci no Ubuntu e depois instalei no meu Mac e deu muito boas indicações, chama-se Clementine.
O Clementine é um reprodutor de músicas multi-plataforma. Tem como fonte de inspiração o Amarok 1.4, e oferece uma interface simples para pesquisa e reprodução das suas músicas.
Este reprodutor multimédia, permite de forma rápida, mesmo muito rápida, fazer uma pesquisa e reprodução da biblioteca de músicas que tenhamos apontado. Permite ouvir as rádios Last.fm, SomaFM, Magnatune, Jamendo e Icecast.
Para uma reprodução mais cómoda o utilizador pode contar com listas de reprodução inteligentes e dinâmicas, listas de reprodução em separadores, importação e exportação de M3U, XSPF, PLS e ASX.
Esta ferramenta de áudio suporta a faixas CUE, permite visualizações de projectM, disponibiliza ao utilizador fotos e biografias dos artistas bem como a letra das músicas.
Além das funções lúdicas, pode contar com funcionalidade de conversão de músicas para MP3, Ogg Vorbis, Ogg Speex, FLAC ou AAC, onde poderá editar os detalhes dos ficheiros OGG, MP3 e organizar as músicas.
Se precisar, poderá obter detalhes das músicas na MusicBrainz. Para melhorar o conjunto de informações de cada álbum o Clementine permite transferir as capas dos álbum em falta através da Last.fm.
Como referido,conheci este interessante este player nos sistemas Linux. Pelas notificações nativas em Linux (libnotify) e em Mac OS X (Growl) e pelo controlo remoto através do Wii Remote, MPRIS ou a linha de comandos, o Clementine é uma excelente opção ao player do Mac OS X. Depois podemos usar os seus iDevices, como o iPod, iPad e iPhone para transferir música que o Clementine suporta e agradece essas conectividade. Experimente.