Pplware

Chip de segurança T2 da Apple torna MacBooks obsoletos por não poderem ser reciclados

Nos últimos anos, a Apple tem dado aos seus equipamentos muitas medidas adicionais de segurança. Estas querem garantir a proteção dos utilizadores e dos seus dados, minimizando os ataques e as falhas de segurança.

Um dos seus melhores exemplos é o chip T2, que foi introduzido em 2017. Claro que estas medidas criam condicionantes e estão agora a limitar muitos utilizadores. MacBooks com pouco tempo de uso estão a ficar obsoletos por falta de reparação.


MacBooks não podem ser reciclados por culpa do chip T2

Quando a Apple introduziu, em 2017, o seu chip de segurança T2, queria garantir a proteção dos utilizadores. Em conjunto com outras medidas de segurança, impede que os dados sejam roubados ou que os equipamentos tenham componentes não oficiais.

Estas medidas vão mais longe e impedem que as máquinas tenham os dados apagados sem autorização dos utilizadores. Assim, qualquer equipamento roubado fica inutilizado. Pois é precisamente este componente que está agora a trazer problemas a muitos reparadores.

MacBooks não podem ser reciclados por culpa do chip T2

Do que é relatado, muitas máquinas que são vendidas para serem recicladas acabam por ficar inutilizadas porque os utilizadores não eliminam os seus dados. Assim, e porque o chip T2 da Apple impede a eliminação dos dados, estes acabam por perder o seu valor.

A reparação nestas máquinas muitas vezes é simples e com custos reduzidos, mas acaba por ser pouco útil. Também neste campo o chip T2 acaba por trazer limitações. Apenas os reparadores autorizados podem realizar estas operações, com software e peças autorizadas.

Medidas de segurança que limitam as máquinas

Assim, estas máquinas acabam também por ficar limitadas neste aspeto e fora da utilização que poderiam ter. São muitas vezes máquinas recentes que são vendidas e que não podem assim ser recicladas e usadas novamente.

Não é a primeira vez que este chip T2 traz problemas aos utilizadores da Apple. Agora a questão é maior, uma vez que não permite que os MacBooks sejam reciclados e assim usados por outros utilizadores, estendendo a sua vida útil.

Exit mobile version